Fórum virtual sobre violência contra as mulheres vivendo com HIV/aids

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para o Fórum Virtual sobre Violência contra as Mulheres Vivendo com HIV/Aids, que acontecerá no período de 1º a 19 de novembro. O debate virtual terá a participação de 50 pessoas, entre grupos de mulheres e pessoas vivendo com HIV/aids, servidores públicos, pesquisadores, ativistas pelos direitos de pessoas vivendo com HIV/aids e pelos direitos das mulheres e gerentes de programas.

A iniciativa é do Development Connections (DVCN), Comunidade Internacional das Mulheres Vivendo com HIV/Aids e UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – parte da ONU Mulheres). As solicitações de inscrições devem ser feitas pelo site

Questão-chave para o desenvolvimento

A violência contra as mulheres vivendo com HIV tem sido cada vez mais reconhecida como uma questão-chave pela agenda internacional de HIV e de gênero e desenvolvimento. Contudo, esta questão tem recebido pouca atenção nas pesquisas, no processo de formulação de políticas e intervenções específicas a nível regional, nacional e local.

Diante da necessidade urgente de abrir diálogo engajado com diversos participantes no mundo, esse fórum vai abordar os seguintes temas:

a. definições atuais e dados sobre os tipos de violência, dimensões, determinantes sociais e consequências da violência contra as mulheres vivendo com HIV, destacando avanços e lacunas atuais;

b. examinar projetos e programas existentes abordando a violência mundial contra as mulheres vivendo com HIV e identificar os fatores-chave de sucesso;

c. identificar as questões estratégicas sobre a violência contra as mulheres vivendo com HIV para advocacy, pesquisa, programas e políticas de desenvolvimento.

Metodologia e certificação

Cada um dos temas acima mencionados será abordado através de sessões gravadas com especialistas, bibliografia e análise de casos. Um facilitador irá coordenar o diálogo e resumir os principais assuntos tratados a cada semana.

Uma versão eletrônica do relatório final será divulgada no mundo inteiro através de boletim produzido pela DVCN. Os participantes receberão certificado assinado pelas organizações realizadoras do fórum virtual.

Mais informações: Dinys Luciano (DVCN), [email protected] e / ou Patricia Perez (ICW Global) [email protected]

Fonte: UNIFEM