Estudante cria plugin que traduz as páginas do twitter automaticamente

Imagem: Twitter

Uma das maiores críticas dos usuários do Twitter é que a rede social é a única que ainda não tem uma versão em português. Foi pensando nisso que Amilton Júnior, estudante e criador do site Dicas em Geral, resolveu encontrar uma maneira de traduzir as páginas do Twitter.

O Técnico de Informática, de apenas 17 anos, vive para divulgar soluções e descomplicar a navegação na internet. E foi com esse objetivo que o garoto desenvolveu um plugin para facilitar a vida dos usuários da rede social que não falam inglês, ou simplesmente querem ter a possibilidade de usar o site no seu próprio idioma. “A maioria das redes sociais são em português, porque o Twitter tem que ser diferente? Em minha visão não é somente o usuário que deve se adaptar à rede social, mas ela também tem que se adaptar a ele”, explica.

Diferente do que se pode imaginar, a tradução não afeta a plataforma do Twitter de nenhuma maneira. A extensão apenas traduz as partes mais importantes para o usuário, enquanto o sistema do Twitter é mantido intacto. O plugin gratuito funciona da seguinte forma: o navegador carrega as páginas do Twitter e, ao mesmo tempo, consulta um dicionário. Assim, as páginas são traduzidas automaticamente.

O interessante é que este dicionário não é terceirizado, foi o próprio Amilton que traduziu as palavras mais recorrentes do site para garantir a compreensão das frases. “Analisei as palavras e desenvolvi o dicionário específico que promete manter a integridade literal. Alguns pequenos erros em frases poderão surgir, mas com o tempo vou corrigir e aprimorar”, diz confiante.

A princípio só é possível baixar esse plugin pelo Mozilla Firefox, mas o criador acredita que em breve terá soluções para outros navegadores como Internet Explorer, Google Chrome e Apple Safari. Para quem quiser começar a usar o Twitter em português, clique aqui e siga o passo-a-passo que o Amilton postou no seu site.