Programa Bolsas de Verão do Cnpem recebe inscrição

Imagem: Bolsas de verão - CNPEM

Universitários do Brasil e de outros países da América Latina e Caribe interessados em atividades de ciência, tecnologia e inovação podem se inscrever até 3 de novembro para concorrer a vagas do Programa Bolsas de Verão, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem).

Os estudantes selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro de 2011 dedicados a realizar projetos científicos nas instalações dos laboratórios nacionais que integram o Cnpem, em Campinas (SP). São eles: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/MCT, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE/MCT e o Laboratório Nacional de Biociências – LNBio.

Os estudantes selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro no campus do CNPEM, em Campinas, Estado de São Paulo, desenvolvendo um projeto de pesquisa, em uma das seguintes áreas:

•    Aplicações de luz síncrotron
•    Biologia molecular, celular e estrutural
•    Ciência e tecnologia do bioetanol
•    Ciência dos materiais (com ênfase em nanociência e nanotecnologia)
•    Física e engenharia de aceleradores
•    Instrumentação científica

O Programa Bolsas de Verão acolhe inscrição de estudantes de cursos das áreas de Ciências Exatas e Ciências da Vida. O candidato já deve ter feito pelo menos o equivalente a dois anos do curso no qual está matriculado. Os selecionados recebem passagem de ida-volta desde local de origem até Campinas, hospedagem, seguro-saúde, alimentação e orientação de pesquisadores para realizar o projeto científico.

Criado em 1991, e realizado desde então anualmente, o Programa já propiciou a participação de 210 estudantes. Para a 20ª edição do Programa o Cnpem pretende selecionar 20 candidatos.

Informações detalhadas aqui

Fonte: Nota 10