Abertas inscrições para bolsas de estudo no Canadá

Imagem: Bolsa de estudo Canadá

Cinco bolsas de estudos no Canadá estão com inscrições abertas. Dessas, três inscrevem até o dia 16 de novembro e duas inscrevem até o dia 24 de novembro.

As bolsas fazem parte do Programa Entendendo o Canadá: estudos Canadenses, destinadas às disciplinas das Ciências Sociais e Humanas, particularmente aquelas que favoreçam estudos sobre a sociedade, valores e instituições canadenses, a política externa canadense e temas das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil. Como critério de seleção, os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá.

No dia 16 de novembro encerram-se as inscrições destinadas a estudantes, professores universitários e pesquisadores, para três bolsas nas modalidades: Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses, Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses e Bolsa para Pesquisa de Doutorado.

Nessa modalidade o candidato deve preencher um dossiê de candidatura, integralmente em inglês ou francês e apresentá-lo em cinco vias. Até o dia 24 de novembro as inscrições são referentes às bolsas Canadá – América Latina – Caribe e Redes Internacionais de Pesquisa, destinada a professores e pesquisadores brasileiros, que também devem preencher o dossiê de candidatura, em inglês ou francês e apresentar três vias.

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui

Modalidades de bolsas
Com inscrições até 16 de novembro

A Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program – FRP / Bourse de Recherche Brésil – BRB) visa apoiar professores universitários e/ou pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas.

A Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program – FEP / Bourse de complément de spécialisation – BCS) tem o objetivo de fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina.

Para esses dois programas, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá), além de uma subvenção semanal no valor de 900 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um período máximo de quatro semanas.

Destinada a estudantes de doutorado, a Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award – DSRA / Bourses de recherche de doctorat – BRD) visa promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e fomentar a pesquisa sobre temas canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses.

A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de 2 mil dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e uma subvenção mensal de 1,2 mil dólares canadenses para as despesas de subsistência no Canadá por um período máximo de seis meses, além de um complemento de 300 dólares canadenses, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

Com inscrições até 24 de novembro

A Bolsa Canadá – América Latina – Caribe (Canada – Latin American – Caribbean Awards – CLACA / Bourses Canada – Amérique Latine – Caraïbes – BCALC) visa apoiar pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração, incluindo projetos de pesquisas conjuntos, contribuindo, assim, para a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região.

A bolsa Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages – IRL / Réseaux internationaux de recherche – RIR) favorece a colaboração internacional e o apoio a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para a Assessoria para Assuntos de Educação da Embaixada do Canadá: SES – Quadra 803 Lote 16, 70410-900 Brasília, DF.

Para mais informações:
[email protected]
[email protected]
Tel. (61) 3424-5400 ou 3424-5454 R: 3261

Maiores Informações aqui

Fonte: Meio Norte