Jovens aprendem se divertindo com Olimpíada do Conhecimento em PE

Programadores, designers, engenheiros da computação e roteiristas dão vida aos personagens virtuais. O desafio deles é levar a ‘lan house’ para dentro da sala de aula e incentivar os estudantes a aprender através dos jogos digitais.

Esta é a grande jogada de uma olimpíada diferente que movimenta 128 escolas públicas de Pernambuco, no total de 25 mil estudantes. O jogo é dinâmico e mistura táticas de jogos clássicos. Ele vai deixando a pessoa estimulada e vai enturmando a pessoa com o assunto, facilitando o aprendizado”, explica a estudante Karoline Micaella.

A aventura educacional digital traz personagens conhecidos, aluno, professor, pais, visitantes que podem ganhar a cara e o figurino que o jogador escolher. Os estudantes estão cada vez mais conectados. “Passam em média três vezes mais tempo em sites da olimpíada quando comparado a outros jogos existentes no Brasil. Então temos um grau de estabilidade muito intenso em comparação aos competidores”, conta o professor de psicologia Luciano Meira.

Os participantes da olimpíada têm um encontro marcado com o conhecimento todos os dias. Cada equipe precisa superar um desafio diário para fazer pontos e mudar de fase. São 16 jogos, e cinco enigmas, ou cinco questões que podem envolver todas as disciplinas.

Os exercícios são de superação. As questões abordam conteúdos do Enem, o Exame Nacional do Ensimo Médio. Os estudantes aprende ao mesmo tempo em que tentam superar as outras equipes. Na sala de aula, o desempenho também melhorou. “Tá incentivando a pesquisa e também a estratégia do trabalho em equipe”, explica o professor Carlos Eduardo Gomes.

A estratégia deu tão certo que já está sendo adotada pelas escolas do Rio de Janeiro e poderá se tornar uma olimpíada nacional.

Fonte: G1