Valentim Gentil vai vacinar jovens de 1 a 19 anos contra sarampo

Imagem: Vacinação

Até o dia 30 de novembro, o Departamento de Saúde, da Prefeitura de Valentim Gentil, convoca pessoas com idade entre um e 19 anos para tomar a vacina contra o sarampo.

O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é reforçar a prevenção contra a doença para evitar que ela chegue ao Estado.

De acordo com a enfermeira Tatiana de Moraes, responsável pela Vigilância Epidemiológica, o município de Valentim Gentil não tem casos de sarampo registrados nos últimos anos, mas a proximidade do período de férias, quando muitos jovens viajam pelo Brasil, reforça a necessidade de prevenção.

“A vacinação, oferecida gratuitamente, é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença”, diz Tatiana que ainda salienta: “na ocasião, também faremos atualização da carteira de vacinação”.

A faixa etária de um a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).

O Centro de Saúde e o ESF (Estratégia Saúde da Família), postinho que atende os conjuntos habitacionais de Valentim Gentil, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Importância da imunização

O sarampo é uma doença contagiosa que se propaga no ar por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Os primeiros sintomas são: Febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração (falta de energia e abatimento extremo) e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

SERVIÇO:

Vacinação contra Sarampo – Valentim Gentil

Data: 01 a 30 de novembro de 2010

Horário: das 8h às 17h

Centro de Saúde – Avenida Cavalin, 733 – Centro

Informações: (17) 3485-1227

Fonte: Região Nordeste.com