Juventude: Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária

Imagem: Seminário Nacional Juventudes

Nos dias 11 e 12 de novembro aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco– UFPE, o Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania, realizado pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia – NEEPD, da UFPE.

O evento fez parte do Programa Sobre Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE, “um programa inédito na UFPE que traçou como seu principal desafio a formação cidadã dos jovens pernambucanos, cumprindo assim a função primordial da Universidade, que é a de formar jovens comprometidos com o desenvolvimento do País, de publicizar os resultados das pesquisas produzidas no seu interior e de promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão” (Juventudes – UFPE).

“É na juventude que deposito minha confiança.” Getúlio Vargas

Quem teve a oportunidade de acompanhar de perto os dois dias de evento pode perceber que foi exatamente isso que ocorreu, a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com explanação de casos de sucesso, relato de experiências e resultados de pesquisas. O evento foi bastante rico também por contar com participantes da Academia, da esfera pública, da área social, entre outros.

“Derrubar os muros da universidade através dos projetos de extensão”. Prof. Marcos Mondaini

Os participantes do evento foram agraciados com a abertura feita por jovens do Centro de Atendimento Sócio-Educativo para Menor em Conflito com a Lei (CASE) – da cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE), que além de darem um show de música e simpatia, ainda contagiaram o público com uma embolada improvisada. A composição da mesa foi logo após a apresentação cultural e foi seguida pela apresentação, em primeira mão, do curta ‘Caixa de Pandora: Do mito à realidade’, do cineasta Cleonildo Cruz.

“A juventude é um segmento que sempre tomou para si questões cruciais”. Prof.ª Socorro Abreu

A primeira mesa redonda teve como tema ‘Direitos Humanos e as Lutas da Juventude’, contextualizando a juventude/o jovem nos documentos internacionais sobre Direitos Humanos e nas constituições brasileiras. A segunda mesa redonda, cujo tema foi ‘Memória das Juventudes Brasileiras’, fez um resgate da juventude universitária durante e pós o período da ditadura militar brasileira, com enfoque nos movimentos do Nordeste. A última mesa redonda do primeiro dia teve como tema ‘Juventudes e os Direitos Sociais’, e abrangeu dois enfoques: as políticas públicas de juventude em Pernambuco, de 2007 a 2010 e o resultado da pesquisa ‘Juventudes Sul-Americanas: diálogos para a construção da democracia regional’, realizada entre 2007 e 2009.

“Sempre houve a possibilidade de associação entre juventude e uma visão negativa. Talvez pela própria situação, pela própria condição de transição. A pesquisa [Juventudes Sul-Americanas: diálogos para a construção da democracia regional] confirmou que há essa visão, mas demonstrou também a percepção da importância das questões de juventude e a manifestação de simpatia ou de apoio a suas mobilizações”. Helena Abramo

O segundo dia de seminário teve início com a mesa redonda sobre ‘Inovações na educação e suas práticas com a juventude’, que contou com diversos relatos de experiências bem sucedidas de projetos de extensão universitária desenvolvidos pela Universidade de Pernambuco. A segunda mesa redonda, ainda pela manhã, teve como tema ‘Juventude, Mídia e a Cultura Brasileira’ e foi iniciada com uma apresentação sobre Juventude e Consumo, seguida por uma explanação sobre Cultura Política. À tarde o evento foi iniciado com uma palestra sobre ‘Instituições Formais, Cidadania e Solidariedade Complexa’. E finalizou com a mesa redonda sobre ‘Direito à Memória e à Verdade’, que abordou muito bem, por diversas óticas, a importância do resgate à memória, principalmente na época da ditadura militar.