EJA tem nova proposta pedagógica

 

A Educação de Jovens e Adultos – EJA – da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis encerra o ano de 2010 com uma nova proposta pedagógica aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, conseguindo reduzir o índice de evasão e aumentar a permanência dos alunos na escola, e caminhou efetivamente para a criação de uma cooperativa, onde os alunos poderão comercializar os trabalhos aprendidos durante as oficinas.

O novo trabalho, iniciado em fevereiro de 2010, segundo o relatório do Conselho Municipal de Educação, criou uma identidade para Educação de Jovens e Adultos que passou a ser pensada com os alunos e para os alunos, fortalecendo e priorizando os que não tiveram a possibilidade de cursar o as séries escolares no tempo próprio e que hoje rompem barreiras e têm seus direitos assegurados.

A aprovação pelo Conselho Municipal de Educação da nova proposta pedagógica da EJA, implementada desde de fevereiro de 2010, foi, segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o primeiro passo para alcançar novos patamares na Educação de Jovens e Adultos em Teresópolis. “Viemos com uma proposta diferenciada, com aulas e atividades que buscam o crescimento pessoal e profissional dos alunos, direcionando assim novos parâmetros a partir de um amplo estudo das proposições curriculares, contribuindo tanto para a formação educacional quanto para a iniciação profissional, outro pilar da EJA”, explicou a Secretária.

De acordo com Magali, nesta proposta os alunos têm aulas de matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, história, língua inglesa e informática de segunda a quinta-feira, sendo todas as sextas-feiras destinadas a atividades diferenciadas, com oficinas de libras, espanhol, educação física, artes, dança, teatro, alongamento, produção textual, xadrez, culinária, atividades de raciocínio e reforço de aprendizagem, palestras, informática e inglês. “Essas oficinas proporcionaram aos alunos uma grande mudança em relação ao ambiente escolar, com os alunos passando a valorizar a oportunidade de estudo e ampliação de conhecimentos, sentindo orgulho de estarem presentes neste novo momento da EJA em nosso município”, destacou Magali.

O aluno da 4ª série da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, no Bairro de São Pedro, Romildo Ângelo Custódio, de 37 anos, que trabalha como caseiro, encontrou nas aulas de decupagem sua motivação. “Eu adorei estudar na EJA. Aprendi a ler e a escrever e através das aulas de artesanato agora sei fazer decupagem. Pretendo fazer parte da cooperativa que vamos montar”, explicou Romildo que já foi a duas reuniões.

 

Continue lendo aqui