Matrículas para Educação de Jovens e Adultos iniciam dia 10 de janeiro

Imagem: EJA

 

Para os interessados em se matricular nas turmas do 1º segmento (1º a 4º série) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que serão ofertadas na rede municipal de educação as matrículas iniciam no dia 10 de janeiro.

As matrículas serão realizadas até o dia 14 de janeiro e podem ser feitas das 8h30 às 17h nas secretarias das escolas municipais. Neste ano, a Prefeitura está oferecendo turmas de Educação de Jovens e Adultos em nove escolas, sendo um na área indígena. As turmas devem ter no mínimo 20 alunos, exceto para as escolas de educação indígena.

O futuro aluno deve ter no mínimo 15 anos completo, além de apresentar cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, acompanhada da original; documentos de comprovação de aprovação na série ou etapa anterior a que pretende se matricular; e cópia do comprovante de residência.

Os alunos da EJA que não possuírem documentação escolar comprobatória deverão ser submetidos a exame classificatório, abrangendo os componentes curriculares da base nacional comum, conforme instrução normativa 003/2007/SMEC.

Neste período também podem ser feitas as matrículas para Casas Mãe, Educação Infantil e Ensino Fundamental. No ato da matrícula, os pais devem apresentar cópias e originais da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno, um comprovante de residência e, em caso de alunos portadores de necessidades especiais, um laudo médico.

Ampliação – Em 2010, a Prefeitura ampliou o número de turmas da EJA de 6 para 16. Foram atendidos 397 alunos com mais de 15 anos nas salas de aula de seis escolas municipais. Os alunos são incluídos nas séries do primeiro segmento, ou seja, de 1ª a 4ª série.

A cada seis meses, os alunos concluem um ciclo. Em apenas dois anos, os alunos encerram as matérias das quatro séries iniciais e já estão habilitados a serem incluídos nas séries do segundo segmento, de 5ª a 8ª séries oferecidas pela rede estadual de educação.

Normalmente, as turmas funcionam das 19h às 22h, pois na maioria dos casos os alunos trabalham durante o dia. Os professores usam como ferramenta pedagógica as situações do cotidiano dos alunos como o trabalho e a família.

A Prefeitura ampliou a carga horária presencial de 300 para 400 horas/aula, distribuídas em 100 dias letivos e as de língua estrangeira (inglês), para duas horas/aula semanais.

A proposta prevê as concepções de cada componente curricular, onde os professores da EJA têm a oportunidade de analisar como cada disciplina deve ser aplicada, considerando a metodologia educacional diferenciada.

A Prefeitura também ofereceu turma de Eja em três comunidades indígenas, onde foram atendidos 29 alunos. A diferença das turmas de Boa Vista para as das localidades é acréscimo da disciplina Língua Materna em macuxi e wapixana e o horário das aulas que acontecem das 13h30 às 18h. As localidades são: Ilha, Vista Alegre e Darora.

Confira as escolas:
Amazona de Oliveira – Rua C-35, entre Z-4 e Z-5, s/nº – Sílvio LeiteBalduino Woltrich – Zona Rural – Monte Cristo
Francisco Cássio – Rua 10, nº 900 – Bairro União
Francisco Briglia – Rua das Extremosas, 85 – Pricumã
Glemíria Gonzaga – Av. Sol, Cidade Satélite
Ioládio Batista da Silva – Rua Antonio Ferreira de Souza, nº 445, São BentoMaria Gertrudes – Rua: S-27, nº 09 – Santa Luzia
Nova Canaã – Rua Boaz, Qda. 19 – Nova Canaã

 

Fonte: Boa Vista Agora