Jovens europeus debatem desemprego e exclusão social

 

Um grupo de três dezenas de jovens dos Açores, Madeira e Espanha reúne-se na próxima semana na Povoação, em S. Miguel, para analisar o desemprego e a exclusão social, definindo um conjunto de propostas para enviar à União Europeia.

“O encontro vai reunir oito jovens açorianos, oito madeirenses e 16 de associações de Ceuta e Melila, num total de 32 jovens que vão debater as questões do desemprego e da exclusão social, ouvindo ainda decisores políticos”, revelou hoje o presidente da Associação de Juventude do Concelho da Povoação, André Ávila, que promove este encontro.

André Ávila, em declarações à Lusa, salientou que se pretende “produzir um documento final com propostas de combate ao desemprego e exclusão social para enviar às instâncias europeias”.

“Existe uma grande proximidade entre as associações que vão estar presentes no encontro, pelo que vamos perceber as diferenças em cada uma das regiões em relação ao desemprego e exclusão social, que são duas grandes preocupações da atualidade”, afirmou.

André Ávila frisou que “os Açores têm boas práticas” no âmbito de programas de apoio ao emprego jovem, nomeadamente “uma proteção inicial” para quem termina o curso, que “este ano permite ainda o ingresso dos jovens nos locais onde fazem o estágio”.

Além da troca de experiências, o encontro perspetiva ainda a criação de “uma plataforma de trabalho entre os jovens das três regiões”, através do uso das novas tecnologias, para “continuar o debate sobre estas questões e fazer pressão sobre as preocupações referentes ao desemprego jovem e exclusão social”.

O encontro vai contar com a presença dos diretores regionais da Juventude dos Açores e Madeira.

Fonte: Lusa/AO Online