Fuja dos alimentos vilões

 

A alimentação é um dos fatores mais importantes para conseguir desfrutar do bem-estar e de uma vida saudável. As pessoas costumam ter sérias dificuldades para conseguir manter hábitos alimentares adequados, muitas vezes não conseguem resistir a um fast-food ou a um incrementado bolo de chocolate. Mais é preciso estar ciente que uma mudança brusca no cardápio exige tempo e esforço. Muito esforço!

Sâmia Borges, têm 16 anos e cerca de 3 vezes na semana almoça fora de casa. Ela conta que prefere sempre alimentos que são mais rápidos, porque acha que são mais saborosos. O x da questão é que nem sempre o que é saboroso e barato pode fazer bem a saúde. E com o passar dos anos, a idade chega e o organismo também muda suas necessidades.

Na fase da puberdade por exemplo, as mudanças no visual provocadas pela maré de hormônios, pedem mais energia do corpo, aumentando a necessidade do açúcar. Para suprir essas necessidades sem deixar as refeições saudáveis de lado, é sempre bom equilibrar as refeições.

É preciso levar em consideração que cada pessoa possui um hábito alimentar diferente. Mas para ser saudável não é preciso adotar mudanças radicais, a ponto de deixar totalmente os lanches de lado. O ideal é controlar a frequência com que os consome. O fato de saber dosar a quantidade de gordura, também não significa ter ao lado uma tabelinha para contar cada alimento. Para se regrar, basta ter bom senso!

Se no almoço, o rango foi um x-burguer, o corpo merece um descanso nas próximas refeições. Uma boa opção é começar pelo lanche da tarde, trocando um refrigerante por suco ou um pão por uma fruta.

Quanto ao jantar, há aqueles que preferem fazer uma refeição tão completa como o almoço recheada de arroz, feijão, carne, legumes e saladas, que são alimentos compostos de várias preparações culinárias. Mas a dica que prevalece é da melhor opção, que sem dúvida, é por alimentos mais leves. Durante o inverno, sopa é uma boa pedida! Já para o clima mais quente, uma boa opção pode ser um peito de peru.

A nutricionista Vanessa DaCorso, explica que uma tarefa que ajuda muito, é estipular horários para as refeições, procurando sempre reduzir a quantidade e investir na qualidade. “Não é preciso passar fome para emagrecer e sim, moderar o apetite. Assim, tudo será bem mais simples e com uma alimentação rica em nutrientes, diversas doenças serão evitadas”.

 

Fonte