Setor industrial supera crise e gera mais de 7 mil empregos em 2010

Setor da construção civil foi maior gerador de emprego em 2010 no estado

 

Passada a crise que atingiu o mundo em 2009, o setor industrial voltou a ganhar confiança e foi um dos maiores geradores de emprego no estado de Mato Grosso. Ao todo, o saldo é de 7.973 novos empregos gerados somente em 2010, o que representa um crescimento de 40% se comparado a 2009.

A construção civil foi a maior geradora de emprego empregando 4.273 pessoas, em segundo lugar aparece a indústria de transformação com 2.551 e em terceiro os serviços de industrialização de utilidade pública com saldo de 697.

É importante destacar que em 2009 a indústria passou por uma desaceleração e acabou terminando o ano com um saldo negativo de 2.277 na geração de emprego, mas conseguiu se recuperar bem no ano passado, graças ao setor da construção civil que ganhou um impulso com os programas habitacionais realizados pelo Estado e União.

De acordo com o balanço dos últimos 10 anos, a indústria gerou 59.833 empregos formais, representando um crescimento de 82% se comparado no período de 2001 a 2010. Porém, este crescimento pode ser ainda mais levando em consideração a geração de emprego informal que o setor industrial também cria.

Com tantos números positivos, Mato Grosso continua sendo um dos estados que mais gera emprego e vem passando por uma transformação econômica deixando de ser apenas exportador de matéria-prima.

Atualmente, a indústria já representa 55% dos produtos exportados pelo estado, porém ainda é preciso investir mais na logística e na política de incentivo para que novas empresas se instalem em Mato Grosso.

 

Fonte