Projeto atende crianças e jovens em situação de risco social

 

O Projeto Quixote é uma Organização Social de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos e ligada à Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. O projeto existe desde 1996 e atende crianças e jovens em situação de risco social, buscando trazer alternativas eficientes para dificuldades como violência, abandono e abuso de drogas.

São oferecidos atendimento clínico, pedagógico e social integrados. Com o atendimento clínico é feito um perfil da pessoa e, então, é montado um plano individualizado e feito o encaminhamento de acordo com o caso.

História

Criado em 1996 por um grupo de clínicos da Unifesp, o Quixote tinha como proposta inicial ser um projeto deatendimento, formação e pesquisa destinados a população de rua. Com o tempo, o foco ampliou e começou a incluir crianças, jovens e famílias em situação de risco.

Em 2000, surgiu a Agência Quixote Spray Arte, um programa de educação para o trabalho por meio do graffiti. E na mesma época, teve início também um programa de geração de renda para as famílias chamado Oficina das Mães.

O processo de profissionalização da instituição começou em 2005, sendo estruturada uma área de captação de recursos, comunicação, comercial, administrativa, ensino e pesquisa. Em seguida, em 2006, nasceu a Usina de Imagem, um projeto que oferece oficinas multimídias aos jovens atendidos.

Já em 2007, foi inaugurado o abrigo para crianças em situação de rua, na Bela Vista.

Projeto premiado

O Projeto Quixote ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Best in Class do Recognition, em 2009; o Prêmio Itaú de Excelencia Social, em 2008; Prêmio Top Social ADVB, com o projeto Redesenhando o Futuro, em 2007; foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006 da Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab, em 2006; Diploma de Mértio pela Valorização da Vida, conferido pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, em 2002; finalista do Prêmio Itaú – Unicef, em 2001; Prêmio Ação Criança, Fundação Abrinq, em 1999; entre outros.

Conheça melhor o Projeto Quixote