Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de homicídios de jovens

O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de homicídios de jovens, com uma taxa de 52,9 homicídios por cem mil habitantes. El Salvador lidera o ranking, seguido por Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala. Os dados referentes ao Brasil são de 2008.

Os números fazem parte do “Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil”, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça. Foram tabulados os resultados de cem países cujo único critério de seleção foi possuir dados para o período entre 2004 e 2008.

O estudo tem como fonte os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. No mapa, foram adotadas as definições da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas quais o período da juventude vai dos 15 aos 24 anos.

O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que coordenou o estudo, afirmou que a situação no Brasil é “epidêmica”. “A taxa de homicídios entre jovens está três vezes acima da média internacional. Ainda é muito elevada”, explicou.

Segundo o estudo, nos últimos anos, países da América Central, como El Salvador e Guatemala, superaram vários países da América do Sul no ranking da violência internacional.

“Os índices de El Salvador e Guatemala crescem de forma drástica, aproximadamente, na mesma época, a partir de mecanismos de violência ligados, principalmente, a gangues juvenis. Com isso, se no continente Sul observa-se um arrefecimento, o crescimento dos índices na América Central fazem com que países dessa região ultrapassem os níveis de violência homicida tanto do Brasil quanto, e principalmente, da Colômbia, fato inédito nas últimas décadas”, diz trecho do estudo.

De acordo com o estudo, a menor taxa de homicídios de jovens é a de Cuba, com 6,7 homicídios por cem mil habitantes. O país ocupa a 31º posição no ranking. O estudo afirma que a taxa ainda é bem superior a de muitos países da Europa, cujos índices não chegam a 2 homicídios por cem mil habitantes.

Fonte: G1