Escola nas Filipinas aceita lixo como pagamento

 

 

Fevereiro é o mês da volta às aulas. Imagine se você pudesse pagar a mensalidade da escola de seus filhos de uma maneira alternativa. Que tal pagar com lixo? Essa é a proposta de uma escola particular nas Filipinas, país do sul da Ásia o qual 1/3 da população tem vida miserável, onde barracos multiplicam-se junto a lixeiras e jazigos abandonados nos cemitérios transformam-se em casas.

Por isso tudo, a iniciativa do Cavite Institute é tão nobre. A escola instituiu um programa de bolsas de estudo que permite que os próprios estudantes financiem a sua educação com reciclagem de resíduos.

O projeto foi batizado de Wishcraft, uma sigla que significa “Nós integramos os alunos com a coleta de objetos recicláveis e materiais frequentemente descartados” (“We integrate scholarship with the collection of recyclables and frequently generated trash”, no original). Foi criado para que os alunos da pré-escola ao ensino médio, que não possuem condições financeiras para estudar em uma escola particular, possam frequentar a Cavite Institute.

Tais alunos podem ter descontos nas mensalidades e até bolsas de estudo integrais. Tudo depende do tipo e da quantidade de recicláveis que o estudante coleta para o colégio. E os professores e alunos com melhores condições financeiras também podem participar, entregando o material reciclável à escola e escolhendo um aluno bolsista para receber o desconto referente à quantidade de lixo coletado.

De acordo com a Cavite Institute, o projeto aumentou o número de estudantes na escola: atualmente, somam mais de 800 matriculados. Um incentivo à educação nas Filipinas e à preservação do meio ambiente.

O programa Wishcraft foi testado como piloto em 2002 e lançado em 2004. Hoje é considerado um modelo de inovação e de melhores práticas em educação. A iniciativa foi copiada em diversas escolas das Filipinas, públicas e particulares. Revertendo o dinheiro arrecadado com os recicláveis para as bolsas de estudo, salários para os professores e melhorias para as escolas, a iniciativa já reciclou mais de 300 toneladas de lixo.

Fonte: Greenava