Governo dá posse ao Conselho de Juventude

 

O vice-governador do Estado César Messias, representando o governador Tião Viana, assinou na manhã  desta quarta-feira, 23, os decretos que dão posse aos novos conselheiros estaduais da Juventude, que convocam a Conferência Estadual de Juventude e que formam a comissão organizadora da Conferência Estadual de Juventude. O evento aconteceu no Teatro de Arena do Serviço Social do Comércio (Sesc), com a presença de jovens, membros do Conselho Estadual, secretários de Estado e do município, parlamentares e demais autoridades.

O Conselho é formado por 33 membros – são 14 representantes da sociedade civil organizada, quatro representando as regionais, 12 representantes do poder público, um representante do Poder Legislativo e um representante do Poder Judiciário.

Os conselheiros empossados ainda reúnem nesta quarta-feira para eleger o seu presidente e vice. Emanuel Viana de Castro deve ser eleito presidente, haja vista que há discussões que apontam para o consenso na sua escolha.

O assessor-especial de Juventude do Governo do Estado, Thiago Higino, falou da importância do conselho e da realização da conferência estadual, que ainda não tem data de realização definida, já que depende da definição calendário da Conferência Nacional e dos demais estados para poder ser marcada.

Higino disse que o conselho tem o papel fundamental de assessorar e fortalecer a Assessoria da Juventude, trabalhar as políticas públicas no âmbito institucional e no seio da sociedade civil e tem o papel de coordenar a conferência estadual. “Esse evento realizado aqui é o pontapé inicial para que sejam realizadas as conferências municipais e a Conferência Estadual de Juventude, bem como organizar a participação do Acre na conferência nacional que acontece em Brasília”, disse o assessor.

César Messias falou das políticas públicas voltadas para a juventude. Ele ressaltou a importância da comissão nomeada para organizar a conferência estadual. Segundo ele, cabe aos seus membros o sucesso desse evento que deve marcar, mais uma vez, o Acre como referência nas discussões que envolvem as questões de política pública para a juventude. “Essa comissão aqui nomeada tem tudo para fazer uma conferência do tipo que o Acre merece, do tipo que o Acre quer”, disse o vice-governador.

O representante do Conselho Nacional da Juventude, Fabrício Lopes, falou  que o Acre está de parabéns pelo trabalho que vem realizando. Ele contou que o Estado é o segundo a convocar sua conferência, logo depois da Bahia. “Nem São Paulo, que tem conselho formado desde 1985, convocou sua conferência”, disse o conselheiro. “Esse ato do governador é uma prova de que o Acre tem compromisso com a juventude e pelo desenvolvimento de políticas públicas para ela”, completou. De acordo com Fabrício, a Conferência Nacional de Juventude deve acontecer em novembro.

Fonte: Governo do Acre