Programa de Voluntariado Jovem apresentado na Mata da Machada

 

Na data em que se comemorou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina foi palco da apresentação do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011. Com o lema ‘Porque Cuidar da Floresta é Garantir o Futuro’, o projecto entrará em marcha alguns meses mais cedo do que o habitual (Junho), contando com a participação dos jovens barreirenses para acções de limpeza, vigilância e sensibilização entre 1 de Abril e 30 de Novembro.

Em seis anos de existência, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas envolveu 40 mil jovens voluntários, a trabalharem por períodos de 15 dias, medida que permitiu serem detectados oito mil incêndios. Realizado em parceira pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) e o Instituto Português da Juventude (IPJ), este projecto concilia-se, este ano, com as comemorações do Ano Europeu do Voluntariado 2011, Ano Internacional da Juventude 2011 e Ano Internacional das Florestas 2011.

Os objectivos, a implementar por todo o país, passam pela concretização de acções de vigilância, sensibilização e limpeza dos espaços florestais, que têm por base o envolvimento das entidades locais e a colaboração dos jovens voluntários. Para além deste programa, em 2011 existem ainda em curso acções de sustentabilidade energética e campos de voluntariado.

Refira-se que o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas é uma iniciativa promovida pelo Governo Civil do Distrito de Setúbal, pelo Instituto Português da Juventude, pelo Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas e da Autoridade Florestal Nacional, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e da União Europeia.

Crescimento do concelho deve respeitar Ambiente

Assumindo ser uma honra a escolha da apresentação do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011 na Mata Nacional da Machada, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, propôs aos presentes reflectirem sobre a importância que as questões da floresta, da água e do ambiente em geral têm ganho por parte da população. Segundo considera, a sociedade deu “um salto civilizacional significativo”, embora “ainda haja muito a fazer”.

O autarca enalteceu, nesse contexto, o “esforço permanente” que a CMB e os seus serviços têm igualmente feito, tendo como orientação estratégica “trabalhar em cooperação com as entidades locais e regionais”, em prol das pessoas e da região. Reconhecendo a “importância determinante” da Mata da machada e do Sapal de Coina, Carlos Humberto admitiu que, sobretudo na última década, estes espaço têm sido encarados como “um elemento estratégico essencial ao desenvolvimento do concelho”.

“Queremos continuar a ser um concelho de desenvolvimento económico, de criação de riqueza e de emprego, algo que só é possível fazer com respeito pelo ambiente”, disse, apontando o “papel estruturante” da Mata da Machada na região e na área Metropolitana de Lisboa (AML).

Ainda que considere que a autarquia trata o pulmão verde do concelho como ‘a menina dos nossos olhos’, Carlos Humberto realçou a necessidade de melhor gerir estes “espaços de lazer, lúdicos e de proximidade dos cidadãos”, sobretudo os mais jovens e as crianças, nomeadamente “convidando-os a visitar a Mata.

Nuno Banza, vereador do Ambiente, apontou, como exemplos práticos, as iniciativas realizadas pela CMB na passada segunda-feira que contaram com centenas de crianças. Quanto ao Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011, o autarca admitiu ver “com bons olhos” o seu relançamento, face às centenas de jovens barreirenses que aguardam as inscrições.

Mata da Machada é exemplo ambiental

Para o Governador Civil do distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, a Mata da Machada é um evidente exemplo de “um espaço florestal num ambiente urbano hostil”. Perante uma pressão demográfica propiciadora de situações de negligência e de ocorrências de incêndio, o responsável do distrito assumiu uma “grande preocupação” para com a Mata da Machada, assim como para com outras manchas florestais de Setúbal.

Ao reconhecer o esforço cada vez maior de várias entidades, como os Fuzileiros e os Bombeiros, no envolvimento pela defesa destas matas, Manuel Malheiros sublinhou a sua cooperação. O governador distrital alertou, porém, para a necessidade de os gestores públicos e privados na promoção da floresta.

José Matos, gestor florestal da AML, Ribatejo e Oeste, e representante da AFN, recordou as funções que a Mata Nacional da Machada assumiu em tempos, enquanto zona de grande produção nos Descobrimentos (madeira, cerâmica, biscoito). No dia em que também se iniciou a Primavera, o responsável apontou os fogos florestais como um problema que, todos os anos, há que combater, sendo o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas um meio imprescindível para tal e que este ano tem início mais cedo (1 de Abril).

Em representação do IPJ, a directora regional Heliana Vilela destacou o trabalho em equipa proporcionado pelo projecto, apontando que a sua existência assenta na ideia de “pensar no outro de forma sustentada”. O programa para 2011 foi apresentado pela técnica do IPJ Ana Garcia.