Jovens da América Central se unem para plantar 5 milhões de árvores

 

A iniciativa de plantar cinco milhões de árvores começou neste mês de abril com o encontro de 400 líderes jovens da Guatemala. Organizações de El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala e Panamá pretendem unir-se a eles e reflorestar a América Central com o objetivo de diminuir as mudanças climáticas. No dia 25 de Junho, a campanha “Reflorestando a América Central: mais que plantar árvores” será realizada ao mesmo tempo em todos os países, cada um com suas próprias metas.

O encontro na Guatemala será realizado por jovens de toda América Central com o objetivo de definir as estratégias e convocar voluntários. A Campanha envolve organizações sociais e ambientais que possuem como meta não só plantar árvores como também acompanhar o seu desenvolvimento. Das árvores que são mantidas a cada seis meses, oito das dez sobrevivem ao primeiro ano, segundo dados da organização.

A iniciativa é apoiada pela União para a Conservação da Natureza (UICN) e faz parte das comemorações do ano internacional dos bosques. Conta também com o apoio da Associação Centroamericana de Integração para República Dominicana (Proica- RD), de caráter civil.

Além da plantação das árvores, a campanha terá um componente cultural que permitirá atrair mais pessoas e incluí-las na conservação do meio ambiente. Participarão artistas, como cantores e poetas, que estão interessados em contribuir para a geração de maior uma “consciência ambiental” na população da América Central.

A conversão das terras agrícolas, a retirada insustentável de madeira, as práticas de gestão inadequada da terra e a criação de novos assentamentos humanos são as razões mais comuns para a perda de áreas florestais no mundo. “Este processo regional de jovens faz um chamado ao retrocesso do desmatamento e da degradação dos bosques da América Central e do mundo”, indica o comunicado de imprensa da Campanha.

O Plano pretende contribuir com a restauração da paisagem por meio do reflorestamento com o objetivo de promover os corredores biológicos, em especial, as áreas de recarga de água, margem de rios e zonas próximas a mananciais. Além disso, como resultado se buscará a redução do impacto dos problemas políticos na região centroamericana, através da plantação simbólica de árvores para promover a cultura e a paz na região. Estas árvores serão plantadas em lugares estratégicos para esta finalidade.

“Em nível social, esperamos que a campanha se transforme em um processo anual que permita o intercâmbio inter-regional e também intercultural com o empoderamento da comunidade centroamericana através de ações sócio-ambientais integrados e coordenados em nível regional”, afirma o Comunicado.

 

A Campanha

 

Este é o terceiro ano da Campanha, que se iniciou em 2009, quando foram plantadas um milhão de árvores na Guatemala. Em 2010 na chamada “Reflorestando Guatemala” alcançou-se a meta de cinco milhões.

Dados do Desmatamento

 

Segundo o informe “Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da CEPAL”, a América Central perde anualmente 390 mil hectáres de árvores, e segundo o Banco Mundial o desmatamento representa 20% das emissões globais de gases do efeito estufa que contribuem com o aquecimento global e, também, com as mudanças climáticas.