Consulta pública sobre Conselho de Juventude vai até 15 de julho

A Coordenadoria de Juventude da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos prorrogou o prazo para participação na consulta pública sobre a criação de um conselho para tratar de temas específicos sobre a juventude gaúcha. Os interessados em conhecer a proposta e apresentar sugestões podem opinar até o dia 15 de julho, no endereço www.conjuve.wordpress.com.

Pelo documento, os representantes da sociedade no Conselho Estadual de Juventude serão eleitos diretamente pelos próprios jovens através da internet e telefone celular, via mensagens de texto. “A proposta é inovadora e permitirá, com a massiva participação dos jovens gaúchos, a formação de um conselho ativo, com uma enorme legitimidade social e peso político para defender a visão da juventude sobre o desenvolvimento do Estado, propondo políticas públicas que atendam as questões geracionais”, avaliou o coordenador estadual de Juventude, Maurício Piccin.

O texto proposto, disponível no mesmo endereço da consulta pública, define como público alvo das políticas de juventude aqueles que possuem idade entre 15 e 32 anos. Segundo Piccin, este recorte etário compreende que o tempo para que essa população atinja uma condição de autonomia e independência tem se ampliado, devido às transformações sociais ocorridas nos últimos anos e ao aumento da expectativa de vida da população.

Segundo o formato sugerido, o Conselho de Juventude será deliberativo e estabelecerá como dever do Estado promover a emancipação da juventude. A intenção é que possam ser candidatos representantes de organizações de jovens e indivíduos interessados. Para isto, basta que participem do processo da II Conferência Estadual de Juventude, em outubro, e das etapas municipais que ocorrem até lá.

Texto: Gabriel Gabardo

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica