Intercâmbio internacional – oportunidades e esclarecimentos

Intercâmbio internacional – esclareça suas dúvidas

 A experiência internacional pode ser uma fonte de desenvolvimento e aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Por isso, o intercâmbio internacional atrai cada vez mais a atenção dos jovens. Em um mundo tão dinâmico e com um mercado de trabalho exigente e competitivo, fazer um curso ou estágio no exterior pode ser uma escolha altamente enriquecedora.

Como funciona essa experiência? Em entrevista, a gerente de produtos de estágio da CI, empresa que atua na promoção de experiências desse tipo, Gisele Mainardi,explica que muitos jovens não procuram esse tipo de programa simplesmente por falta de conhecimento.

Outros têm idéias pré-formadas, considerando os processos seletivos muito complicados e os custos muito elevados, contudo a realidade não é bem esta. “Com os diversos destinos, e as condições de pagamentos facilitadas, o estágio no exterior é muito mais viável do que se pensa. Além disso, muitos estágios são remunerados, o que dá um boa ajuda ao profissional”, esclarece Gisele.

As áreas e as remunerações

Um vaga de estágio no exterior pode ser encontrada por meio do uso de ferramentas como inúmeras agências de intercâmbio que atuam no Brasil ou mesmo por meio da procura, independente, por vagas divulgadas pelas empresas estrangeiras na internet.

A área em que há a maior oferta de vagas é a de tecnologia da informação, afirma Gisele. Outras áreas que também recrutam profissionais são administração, marketing, engenharia, turismo e hotelaria, mas em menor quantidade. Existe restrição apenas no segmento de saúde, no qual os países não permitem que estagiários estrangeiros se envolvam no tratamento de pacientes.

Em termos de remuneração, é preciso ter em mente o seguinte: as empresas que se propõem a contratar um estagiário estrangeiro estão em busca de um candidato que tem como objetivo apenas o desenvolvimento da sua carreira, ou seja, um candidato focado e comprometido.

Algumas empresas oferecem remuneração. Os valores podem até ser relativamente interessantes, todavia é muito complicado se sustentar apenas com o salário do estágio. Gisele observa que, em média, nos Estados Unidos, as remunerações variam entre US$ 7,5 por hora (remuneração mínima) até US$ 15 por hora. Isso depende, basicamente, da empresa e da área. A área de TI ainda é a que remunera melhor, na média, e a de administração, por exemplo, já tem salários menores.

Outra questão importante é o visto modalidade estágio internacional. Para obter um, o interessado tem que comprovar que terá condições de se sustentar no país de destino, sem depender exclusivamente do salário do estágio e muito menos deixar transparecer que vai precisar de um segundo emprego para pagar as contas. De qualquer forma, com os estágios remunerados, a remuneração vai facilitar a vida no exterior.

Posso estudar?

Um dos requisitos que poderão desclassificar o candidato logo de cara é a proficiência na língua de destino. Conforme já pontuado, o aprendizado da língua não está entre os objetivos do estágio internacional, portanto, sem esse conhecimento não será possível participar de nenhum processo. “A pessoa está indo estagiar em outro país para desenvolver sua carreira e não para adquirir conhecimento em uma língua, essa é a lógica das empresas que contratam”, lembra Gisele.

Dessa forma, os estrangeiros com visto de estágio internacional não são autorizados a realizar cursos de idiomas. Essa negativa também se estende para os demais cursos, como o de especialização, extensão universitária e cursos em geral, sendo considerada ilegal.

Processo seletivo

Dois são os caminhos para a procura de vagas: agências especializadas ou de forma autônoma. Lembre-se dos requisitos linguísticos e financeiros necessários. O processo seletivo das empresas é feito todo à distância e, em etapas mais avançadas, meio telefônico também é utilizado.

Algumas características dos candidatos:

  • Ter entre 18 e 32 anos, uma exigência dos consulados em geral.
  • Não é necessário estar fazendo faculdade.

Considere vários países

Conforme avalia Gisele, muitos interessados brasileiros vão em busca de posições exclusivamente nos Estados Unidos. No país, a concorrência é bastante acirrada. Assim, se sua intenção é adquirir experiência na sua área de formação ou mesmo na área de atuação profissional considere viajar para outros países. Entre os destinos mais comuns, com os quais a CI trabalha, estão, em ordem de importância, os EUA, a China, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Fonte: GuiaMe