Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza Concurso para Jovens Solistas, Regentes e Compositores

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza a 17ª edição do Concurso para Jovens Solistas, Regentes e Compositores. O objetivo é oferecer a jovens músicos e regentes a oportunidade de participar de concertos da Ospa na temporada de 2012 e oportunizar que novos compositores tenham sua obra divulgada e executada pela orquestra. O período de inscrições começou na última segunda-feira e tem duração de um mês. Para candidatos a compositores, as inscrições começam somente em março de 2012.

Poderão inscrever-se candidatos brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou exterior. O concurso é dividido em quatro categorias: Solistas Instrumentistas (piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, flauta transversa, flauta doce, oboé, clarineta, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, percussão e harpa); Solistas Vocais (soprano, mezzo-soprano, contralto, tenor, barítono e baixo); Regentes e Compositores. Cada candidato poderá concorrer em apenas uma categoria. Na categoria Solistas Instrumentistas só é permitida a inscrição em um instrumento.

Haverá três etapas de seleção: a fase classificatória, eliminatória e a final – esta última ocorrerá em Porto Alegre, onde os candidatos deverão interpretar uma obra (no caso dos regentes, deverão fazer uma prova de regência) para avaliação de uma comissão julgadora.

A inscrição pode ser feita diretamente na sede administrativa da Ospa ou via Sedex. Será necessário preencher a ficha de inscrição, declaração de ciência dos termos do regulamento do concurso e um DVD com a gravação do candidato executando a peça especificada no regulamento. O regulamento do concurso e o formulário de inscrição pode ser acessado no site da Ospa: www.ospa.org.br.

Fonte: jornalagora.com.br