Aconteceu no Rio de Janeiro: 1ª Conferência Municipal de Juventude

Conferência Carioca de Juventude é realizada

 
A 1ª Conferência Carioca de Juventude foi realizada nesse último fim de semana, na cidade do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ. A conferência contou com a participação de grande variedade de grupos juvenis, que somaram quase 1200 participantes.
 
Segundo o Coordenador Municipal de Juventude, Igor Bruno: “Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessadas e com capacidade de elaborar políticas públicas. A Conferência foi um momento histórico para nós e esperamos agora pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem. Vamos agora rumo às Conferências Estaduais e Municipais”.
 
O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude,  que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.
 
Nos dois dias de duração da Conferência, diversas atividades ocorreram. No primeiro dia, houveram dois debates gerais que centraram em torno de dois temas centrais: a conquista e o desenvolvimento de direitos para a juventude e “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, que focou na participação juvenil na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
 
Além disso, realizaram-se ainda três grupos de trabalho (GTs) com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.
 
Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais, as quais foram votadas no segundo dia de Conferência, elegendo dez encaminhamentos para a Conferência Estadual.  
 
Na plenária final do domingo (18) também foi aclamada por unanimidade a eleição de 90 delegados, que representam o conjunto da juventude carioca em suas mais diferentes expressões.
 
Algumas atividades culturais fizeram parte da programação como oficinas de reciclagem e técnicas circenses. O espetáculo teatral “Hell” também foi exibido, com a presença da atriz Bárbara Paz.
 
Para conferir mais informações sobre a Conferência, acesse o blog: http://conferenciacarioca.blogspot.com/