Programa Emprega Jovem certifica 200 jovens em Teresina

Emprega Jovem

Mais de 200 jovens, que participaram durante o primeiro semestre de 2011 da primeira etapa do Programa Emprega Jovem, realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) e Fundação Wall Ferraz (FWF), receberão amanhã (dia 05) certificados de cursos profissionalizantes. A solenidade de entrega acontecerá às 9h, no Palácio da Música, localizado na Rua Santa Luzia s/n, Centro.

O projeto Emprega Jovem tem como objetivo propiciar a inclusão de jovens teresinenses no mercado de trabalho, através de cursos de qualificação profissional e social. No primeiro semestre foram oferecidos cursos de atendimento ao cliente, técnica em vendas, auxiliar de administração, corte de cabelo e depilação.

A secretária Municipal da Juventude, Erinalda Feitosa, explica que a escolha dos cursos é feita pela própria comunidade que os recebe e que já está sendo planejada a II etapa do projeto. “Nós escutamos dos líderes comunitários e de organizações juvenis os seus anseios, pois eles conhecem a realidade e a necessidade dos jovens de sua região. Buscamos realizar uma gestão compartilhada e participativa, seguindo a linha do nosso prefeito, Elmano Férrer”, afirmou a secretária.

Sobre a proposta levantada pelo projeto, o presidente da Fundação Wall Ferraz (FWF), Antônio José Aguiar, ressalta: “Unindo forças, continuaremos desenvolvendo as políticas públicas de juventude. A FWF entra com a metodologia, atendendo a demanda da Semjuv, que beneficiará, especificamente, o seu público alvo: os jovens”, afirmou.

José Aguiar também se mostra otimista para a realização da segunda etapa do projeto, ainda em 2011. “Até o mês de dezembro queremos capacitar todos os jovens mapeados pela Semjuv, através da renovação destas turmas, dando oportunidade para outros jovens participarem”, finalizou.

Os cursos oferecidos no primeiro semestre tiveram uma carga horária de 40 e 60 horas/aulas semanais, beneficiando jovens de organizações juvenis, como a Cáritas Arquidiocesana, Associação Comunitárias dos Moradores do Bela Vista, Centro de Apoio à Juventude (CAJU), Associação Comunitária do Bairro São Joaquim, Centro de Juventude Santa Cabrini, Ação Social Arquidiocesana/Projeto Canguru, Fundação Cristo Rei e Movimento pela Paz na Periferia – MP3

Fonte: Secretária Municipal da Juventude – SEMJUV