UMC e Eurobike selecionam jovens de baixa renda para o curso de mecânica automotiva

A Universidade de Mogi das Cruzes firmou uma parceria com a rede de concessionárias Eurobike e com a Fundação Projeto Pescar, para a formação da segunda turma do curso de iniciação profissional em mecânica automotiva que começará em 23 de janeiro de 2012.

Os interessados em participar da seleção deverão se inscrever entre os dias 17 e 28 de outubro, das 13h30 às 16h00 na Universidade de Mogi das Cruzes, Campus Villa Lobos, Av. Imperatriz Leopoldina, 550, Vila Leopoldina São Paulo – SP.


No ato da inscrição serão aplicadas provas de matemática e português. As provas não têm caráter eliminatório, mas servirão para apontar o nível de conhecimento do aluno para basear o aprendizado futuro.

Os interessados também devem atender alguns requisitos básicos como ter entre 16 e 18 anos, ensino médio em curso ou concluído, renda (per capita) familiar de meio salário mínimo e residir na zona oeste de São Paulo. Entre os jovens que se enquadrarem no perfil solicitado serão selecionados 15 para compor a nova turma.

O objetivo do curso oferecido pela Eurobike, com duração de 12 meses, é propiciar aos jovens condições necessárias para expressar suas potencialidades e capacitá-los no curso de mecânica, auxiliando no resgate da cidadania e na iniciação profissional.

O curso será ministrado na concessionária BWM Eurobike da Vila Leopoldina e no campus Villa-Lobos/Lapa da UMC, no mesmo bairro. Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da universidade ministrarão aulas de matemática, metrologia básica, desenho técnico, materiais de construção mecânica e básico de motores, entre outras.

Também estão envolvidos no projeto professores dos cursos dos núcleos de negócios, ciências humanas e ciências da saúde, que ministrarão aulas nas áreas de legislação, pedagogia, direito e segurança do trabalho, entre outras.

Os tópicos de conhecimentos a serem desenvolvidos durante o curso envolvem 60% comportamental, ou seja, formação social que envolve relação familiar, saúde, auto-estima, motivação, ambiente de trabalho e comunicação, entre outros, e 40% formação técnica (teórica e prática).

O curso é totalmente gratuito e está incluso transporte, uniforme, lanche e material didático de apoio. A Eurobike, posteriormente, também auxiliará os jovens no ingresso ao mercado de trabalho, distribuindo os books dos alunos para clientes, parceiros e colaboradores.

Para mais detalhes sobre a Fundação Projeto Pescar acesse: www.projetopescar.org.br

Sobre a UMC

A Universidade Mogi das Cruzes iniciou suas atividades em 1964 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e foi reconhecida como Universidade em 1973, sendo a segunda instituição privada do País e a segunda do Estado de São Paulo a ser implantada. Atualmente, conta com cerca de 24 mil alunos e desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em dois campi: o campus da sede, em Mogi das Cruzes, que conta com três unidades, e o campus fora da sede, na Lapa, em São Paulo. A universidade foi avaliada, recentemente, pelo Ministério da Educação (MEC) e obteve nota quatro, em uma escala de zero a cinco, o que a coloca entre as melhores universidades particulares do Estado de São Paulo e a melhor da Região do Alto Tietê.

FONTE: Planeta Universitário