Jovens devem tomar vacina contra hepatite B

Ministério ampliou para 29 anos a idade da população a ser imunizada

vacinação, vacina adulto
Os jovens devem alterar as suas carteiras de vacinação. A partir de 2012, o Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas até 29 anos sejam vacinadas contra hepatite B. Com a medida, o órgão ampliou em cinco anos a faixa etária da população alvo da campanha contra a doença.

A imunização contra hepatite B – gratuita nos postos de saúde conveniados aos SUS – só é eficaz quando as três doses são administradas – com intervalos de um mês após a primeira dose e de seis meses após a segunda dose.

Triplice Viral e Dupla Adulto

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos de idade, outras três vacinas também devem ser tomadas: a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dose única, e Dupla Adulto (difteria e tétano), e deve ser refeita a cada 10 anos, e Febre Amarela.

Os jovens, assim como os adultos, devem ficar atentos as campanhas nacionais de vacinação, prática comum há mais de três décadas. Em 2011, por exemplo, foram realizadas três campanhas: contra a influenza ou gripe sazonal, contra a poliomielite e contra o sarampo.

Com informações da Agência Brasil