Desemprego juvenil ainda é muito maior do que a média global, revela OIT

Panorama Laboral 2011
A taxa de desemprego urbano na América Latina e no Caribe chegou ao menor nível da história, 6,8%, em 2011. Esse levantamento integra o Panorama Laboral 2011 apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quinta-feira, dia 12.

No estudo, a OIT destacou a urgência de que sejam tomadas medidas para melhorar a situação dos jovens. O Panorama Laboral indica que a taxa de desemprego urbano dos jovens (15 a 24 anos) é de 14,9 por cento, mais do dobro da taxa geral e o triplo da dos adultos, que é de 5 por cento.

 Trabalho informal

Quem não conhece alguém que trabalhe sem qualquer forma de registro? A persistência da informalidade é outro ponto de destaque do panorama. Segundo o estudo, pelo menos 50 por cento da população urbana ocupada têm um emprego informal.

A OIT destaca que o trabalho informal implica em condições laborais precárias, sem proteção social nem acesso aos direitos trabalhistas, e em geral com rendimentos baixos.

A população de 15 a 29 anos é a principal vítima do trabalho informal.  Seis em cada 10 jovens ocupados não têm acesso aos benefícios e registros compreendidos no trabalho formal.

2012

O documento adverte sobre a necessidade de enfrentar os desafios de melhorar a qualidade dos empregos. A queda do desemprego, sentida nos últimos anos, deverá estancar-se em 2012.

O Panorama Laboral da América Latina e Caribe 2012 está disponível no site da Organização Internacional do Trabalho.

Com informações da OIT