RS: Pré-matrículas dos cursos técnicos gratuitos abrem no dia 26

O Rio Grande do Sul receberá 58 mil vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As oportunidades serão distribuídas por 84 municípios do estado. As pré-matrículas serão abertas no dia 26 de março.

É preciso ter idade entre 18 e 59 anos para se candidatar. Também é necessário ser inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Os inscritos no Pronatec têm as despesas com transporte e alimentação custeadas pelo programa. Todos os cursos e o material didático são gratuitos.

As oportunidades são concentradas em setores como construção civil, indústria, comércio e serviços. Há vagas em cursos para eletricista industrial, costureiro, marceneiro,  aplicador de revestimento cerâmico, mestre de obras, pintor, carpinteiro de obras e operador de computador, entre outros.

Inscreva-se

Na maioria das cidades, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão recebendo as inscrições para as turmas de qualificação.

É imprescindível a apresentação do Número de Informação Social (NIS) da família e do CPF do candidato no ato da inscrição.

Para saber mais informações sobre inscrições e a lista completa dos cursos, acesse o site: http://pronatecportal.mec.gov.br.

Com informações do Governo Federal