Caravana dos Povos trata temas da Rio+20 no dia 25

aterro do flamengo

(Foto: ONU)

No próximo domingo (25/03) a sociedade civil brasileira organiza uma marcha na orla do Rio de Janeiro como um dos primeiros atos de mobilização para os temas da Rio+20,  a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A marcha intitulada “Caravana dos Povos – A Cúpula começa a caminhar” terá atrações como oficinas de agricultura urbana e arte com lixo, além de atividades como “trocas solidárias” e limpeza de rua. Bandas de maracatu e carimbó também fazem parte da programação.

O nome da caminhada faz referência à Cúpula dos Povos, evento que ocorrerá em paralelo à Conferência oficial da ONU, em junho, e que tem como objetivo ampliar a participação da sociedade e apresentar alternativas de justiça social e ambiental. Os organizadores fazem parte do Comitê Facilitador das Sociedade Civil para a Rio+20 (CFSC), um grupo formado pelas principais redes, movimentos sociais e organizações não governamentais da sociedade civil nacional e internacional.

Para os membros do Comitê Facilitador, as metas a serem definidas na Rio+20 correm o risco de se limitarem aos interesses de meios corporativos e governamentais. “Tem-se construído muito mais soluções a partir do mercado, a partir de propostas de grandes corporações, uma reestruturação do capital nacional e internacional do que realmente ouvir a proposta dos povos, da sociedade”, critica Marcelo Durão, Representante da Via Campesina e do CFSC.

A concentração da Caravana dos Povos será às 11:00h no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, em frente à escola Meninos de Luz, saindo às 14:30 em direção ao Arpoador, em Ipanema. Qualquer pessoa ou organização social pode participar do evento.

Fonte: ONU Br