Congresso Mundial da Juventude busca voluntários líderes


Essa é a última chance para ser voluntário em um evento global no mês de junho. O 6º Congresso Mundial de Juventude Rio 2012 seleciona voluntários nas áreas de produção cultural, jornalismo e liderança. Se você tem um currículo interessante, domina o idioma inglês e mora no Rio de Janeiro, envie seu currículo para endereço: [email protected] até a próxima quarta, dia 16.

O evento, que será realizado de 4 a 13 de junho na cidade do Rio de Janeiro, recruta jovens com dominío da língua inglesa e diversas características que dependem da área escolhida. Além das habilidades especificas, características genéricas como boa comunicação verbal e escrita e capacidade de aprender, sistematizar, lidar com conflitos e com metas são desejaveis em todos os perfis. Experiência em grandes eventos não é obrigatória, mas trata-se de um diferencial.

A Peace and Child, a Universidade da Juventude e a Raízes da Tradição esperam que os voluntários possam contribuir na preparação, realização e avaliação do Congresso Virtual Mundial de Juventude. Confira as responsabilidades específicas de cada perfil de voluntário:

JORNALISTA
Revisar e sistematizar as notícias do Congresso e do Portal Infojovem;
Elaborar notícias de forma adequada para o público jovem brasileiro e mundial;
Elaborar release sobre o Congresso;
Administrar as redes sociais do Congresso;
Monitorar as contribuições dos usuários do Congresso.

PRODUTOR CULTURAL
Acompanhar o desenvolvimento de parcerias com artistas, grupos e líderes comunitários;
Sistematizar dados referentes a grade de workshop e grade de programação cultural;
Dar suporte à realização do congresso, em particular a shows culturais, grade de workshop e visitas a comunidade;
Dar suporte aos participantes do congresso;
Assessorar a organização em demandas de produção cultural;

VOLUNTÁRIO LÍDER
Atuar como liderança, se relacionar, apoiar e assegurar a comunicação com os participantes do Congresso Mundial de juventude;
Colaborar com a coordenação dos participantes;
Dar suporte as questões referentes a logística, infra-estrutura, produção, recursos humanos e realização do congresso.

Congresso Mundial de Juventude

O World Youth Congress (nome internacional do evento) nasceu – em 1997 – diante das necessidades apontadas pela Cúpula da Terra, a RIO+5. Nessa ocasião, foi verificada que a Ajuda ao Desenvolvimento caiu cerca de 17% desde 1992, retrocesso que frustrou as previsões de aumento propostas pela Cúpula da Terra.

Assim, o 1º Congresso Mundial da Juventude foi concebido como sendo uma espécie de Cúpula da Terra dos Jovens. Realizado no Havaí, em 1999, o evento converteu-se num processo muito mais abrangente de identificação de prioridades para o novo milênio e, por conta disso, acabou denominado de Congresso dos Jovens do Milênio. Milhares de jovens de todo o mundo identificaram 10 prioridades-chave para o novo milênio.

com informações do 6º Congresso Mundial de Juventude