Jovens transpõem barreiras no 6o CJM

Delegados do 6o CMJ chegaram ao local do evento (Foto:CJM)

Já imaginou conversar com pessoas que não falam o mesmo idioma que você? É exatamente esse o desafio de alguns jovens presentes no 6o Congresso Mundial de Juventude, que acontece do dia 4 a 13 de junho, em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro.

“A linguagem oral é apenas uma das maneiras de se relacionar. No início pode ser complicado, mas a conversa flui com naturalidade. Vejo esse evento como uma oportunidade para trocar experiências com pessoas engajadas nos temas da sustentabilidade”, afirmou o capixaba Glauber Rocha, de 27 anos.

Mesmo sem falar espanhol, Glauber, rapper da “Família Gam”, conversava animadamente com duas jovens cuja a língua materna é espanhol. A espanhola Paula Racamonde, de 28 anos, compartilhou – em portunhol – suas expectativas para o evento.

“Espero conhecer muita gente com visões de vida e experiências muito diversificadas. Quero levar um pouco dessas experiências de volta pro meu país. Trabalho com bioconstrução e energias renováveis”, afirmou Paula, que trabalha na Sogener.

A artista Sibili Bustamente, de 29 anos, tem um objetivo mais específico. A jovem chilena quer saber como os outros participantes lidaram com as metas da Eco 92.

“Passaram 20 anos desse evento. Acredito que precisamos rever nossas metas. Também espero conhecer pessoas. É uma oportunidade única!”, exclamou Sibili.

Participe do 6o Congresso Mundial de Juventude através do site do Congresso Mundial Virtual de Juventude ou com o twitter @wyc2012!

por Portal Infojovem