Soluções Jovens enaltece cultura na Vila Cruzeiro

Ana Paula Jones - Instituto Raízes da Tradição - recebe as representantes do Moda Sustentável

No segundo dia de visitas ao Complexo do Alemão, no domingo (10),  a palavra de ordem para os 300 delegados do Congresso Mundial da Juventude foi integração. O campo da Ordem, na Vila Cruzeiro, se transformou em um grande centro de cultura mundial com muita música, esporte, grafite, poesia e moda.

O jovens curtiram diversas atividades culturais como a apresentação do grupo Maracutaia, Filhos de Gandhi, Corujão da Poesia e tiveram a oportunidade única de observar de dentro a rotina dos moradores da comunidade.

Moda sustentável

Houve também um desfile de moda com os grupos Moda Sustentável, do Centro de Educação Multidisciplinar, e Arte Complex, jovens moradoras da Vila, como Jéssica Mendes, de 15 anos, que mesmo com a pouca idade já revela seu gosto para a área:

“Além de acompanhar as atividades do Grupo Arte Complex, sempre busco me ligar em moda e desenvolver outras ações ligadas ao assunto”, disse.

Mas os delegados não puderam só aprender um pouco mais sobre o que o Brasil tinha a oferecer como também mostraram à comunidade um pouco da cultura de seus próprios países. Houve danças típicas de Eslováquia, Guatemala, e cantos de Havaí entre outros, numa bela comunhão entre os diferentes povos.

Hip Hop agita a noite

O grafitti é uma das três bases do movimento hip hop, além da dança de rua e dos poemas com batida. Quem dá essa definição é Airá “O Crespo”, que há cerca de 10 anos começou a fazer rimas de improviso e também a grafitar. Airá vem começando a colher mais recentemente o fruto de seu trabalho, que também envolve intervenções como a que ele realizou na noite de domingo, quando trouxe os amigos da Mistura Maracanã para agitar a noite no campo.

“O movimento hip hop possibilita aos jovens um contato mais profundo com culturas que eles não teriam se não se envolvessem com essa cultura. Para fazer rimas, por exemplo, é preciso ler muito. Por isso, o hip hop é uma filosofia de vida”, afirma ele.

Futebol

Uma tarde de domingo no Brasil sem futebol não seria completa. Participantes do congresso se uniram aos moradores em partidas de “bobinho” – tradicional jogo com bola de futebol” e “golzinho” – futebol com apenas um jogador por time que se reveza como goleiro e atacante.

Todas essas atividades são parte do programa do 6o Congresso Mundial de Juventude. O projeto Soluções Jovens é uma realização do Instituto Raízes da Tradição com apoio da Universidade da Juventude e da Peace Child.

Fonte: 6o Congresso Mundial de Juventude