Nações analisam o polêmico documento da Rio+20

A Rio+20 está sendo realizada desde o dia 13 de junho no Rio de Janeiro. Somente nesta quarta-feira, dia 20, começa a Cúpula da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.

Os chefes de Estado terão a missão de analisar o documento que vem sendo trabalhado há pelo menos dois anos por diplomatas, negociadores e organizações globais.

Entretanto, o rascunho-final do documento já enfrenta muitas críticas. Ativistas e organizações sociais – reunidas na Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil – paralelo à Rio+20, consideraram “conservadoras e reacionárias” as últimas mudanças realizadas no texto.

Para a integrante do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos e do Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos pela Rede Brasil, Iara Pietricovsky, o documento está muito aquém daquilo a que se propõe o encontro internacional.

“Não representa nenhum avanço em transferência de tecnologia, financiamento de medidas sustentáveis e poucas propostas de metas de desenvolvimento sustentável”, lamentou em entrevista ao Jornal do Brasil.

com informações do Jornal do Brasil, Cúpula dos Povos e Rio+20