Governo do RJ lança programa de inclusão social de jovens de comunidades

Governador Sérgio Cabral faz considerações sobre o programa

Governador Sérgio Cabral faz considerações sobre o programa

O Rio de Janeiro tomou um importante passo para a implantação do programa Caminho Melhor Jovem, uma ação de inclusão social e promoção de oportunidades para jovens de 15 a 29 anos do Rio de Janeiro moradores de áreas com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Em evento realizado nesta sexta-feira, dia 22, na sede do governo fluminense, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, assinaram um acordo de empréstimo com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do programa.

“É inegável que a segurança melhorou no estado. Os homicídios dos jovens diminuiram muito desde de 2007. Esse programa irá mudar ainda mais a realidade dos jovens dessas 20 comunidades”, afirmou Cabral.

Caminho Melhor

O principal destaque do programa é a integração das políticas públicas. A ação terá como base os indicadores de vulnerabilidade do público alvo e a escuta qualificada da demanda desses jovens visando, por um lado, auxiliá-los no processo de construção de uma trajetória formativa e, por outro, desenvolver uma estratégia articulada e integral de promoção de serviços e oportunidades adequadas a essas demandas, apoiada em parcerias construídas com diversas instancias estaduais e municipais.

O programa iniciará suas atividades no mês de abril de 2013 em Manguinhos e na Cidade de Deus e em quatro anos alcançará aproximadamente 20 territórios, atendendo diretamente cerca de 40 mil jovens, além de gerar externalidades positivas que irão beneficiar um universo de 80 mil jovens nos territórios atendidos.

com informação do Governo do Estado do Rio de Janeiro