Filme destaca situação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

(Foto: www.saojoaquimonline.com.br)

(Foto: www.saojoaquimonline.com.br)

É com bom humor e ironia que o Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IBDD) provoca uma reflexão importante na sociedade. A propaganda “Candidato” evidencia com precisão  o preconceito que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam no mercado de trabalho.

Exibido em algumas das principais emissoras de TV do país, o filme,  produzido pela Giacometti Comunicação e O2 Filmes, mostra três selecionadores, portadores de deficiências, descartando um candidato muito bom por considerar que suas capacidades auditivas, motoras e visuais poderiam criar problemas para a organização.

“A intenção do filme foi estimular a reflexão da população e dos empresários sobre um problema que parece não ter fim, o estigma que acompanha a pessoa com deficiência na hora de procurar um emprego, que se traduz no pensamento arcaico e preconceituoso de que ela não conseguirá atingir o mesmo patamar de qualidade dos outros profissionais da empresa”, analisa João Santos, diretor de criação da Giacometti.

Os três principais atores do anúncio são pessoas com deficiência. E a cena é encerrada com os dizeres: “As razões para não contratar um deficiente são absurdas assim”e “Saiba como contratar”.

“O filme tem a força dos argumentos que não deixam dúvidas. Ele denuncia o preconceito empresarial contra a pessoa com deficiência, e pode levar a uma mudança na atitude das empresas”, avalia Celso Japiassu, diretor de Comunicação do IBDD.

Veja a propaganda muito bem bolada da campanha do IDBB.