Oficinas de Empregabilidade preparam jovens para o mercado de trabalho.

Cerca de 1000 jovens de Brasília, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro já foram beneficiados pelas oficinas de Empregabilidade promovidas pela Agencia de Emprego Jovem.

Jovens durante oficina

Jovens durante oficina

A Agência de Emprego Jovem, uma plataforma virtual criada pelo instituto Empreender com o apoio da Microsoft para auxiliar jovens a se preparem e conquistarem vagas no mercado de trabalho, ainda nem foi lançada oficialmente e já beneficiou cerca de 1000 jovens brasileiros que participaram de suas Oficinas de Empregabilidade.

No Estado do Rio de Janeiro as oficinas aconteceram entre os meses de junho e agosto e foram oferecidas aos 600 jovens que participam do Programa Enter Jovem- Orientação Profissional, executado pelo empreender no contra turno de escolas estaduais com o financiamento da Empresa Chevron.

Turma inclusiva do Enter Jovem

Turma inclusiva do Enter Jovem

Durante as oficinas, os participantes assistem a vídeos que simulam entrevistas de trabalho, recebem orientações sobre processos seletivos, mundo corporativo, como se vestir para participar de processos seletivos, como construir um bom networking, redigir currículos e debatem sobre o papel das redes sociais como facebook e twitter no momento decisivo de contratação do empregado.

As oficinas também foram adaptadas para pessoas surdas e deficientes visuais, contemplando as turmas inclusivas do Enter Jovem. Estas oficinas incluem assuntos específicos comoa Lei de Cota e o benefício de prestação continuada (BPC)destinados a Pessoas com Deficiência(PCDs)além de ter produzindo material pedagógico adequado a este público.

Programa Enter Jovem 2244

Oficina na Dataprev – RJ

Além das oficinas oferecidas aos alunos do Enter Jovem, a Agência também realizou oficinas para funcionários e PCDs e jovem aprendizes da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), auxiliando estas pessoas a estarem mais capacitadas a exercerem suas funções na empresa.

Em Brasília, as oficinas foram realizadas nas escolas públicas de ensino médio na cidade de Samambaia e foi uma ótima oportunidade para divulgação das ações que serão implementadas na Agência. Em Pernambuco, o Empreender realizou oficinas em sua unidade no Centro do Recife e em escolas da Região de SUAPE. No Ceará, todo o trabalho foi feito em parceria com as Prefeituras de Fortaleza e Maracanaú.