Festival Empreender Cultura e Encontro Latino Americano de Midiativismo proporcionam tarde cultural para mais de 400 jovens da rede pública de ensino

O Encontro Latino Americano de Midiativismo acontece no Rio de Janeiro do dia 22 a  24 de novembro e no dia 23 será realizado paralelo ao I Festival Empreender Cultura, na Escola de Comunicação da UFRJ.

enterjovem O dia 23 de novembro de 2013 terá um colorido diferente para jovens, parceiros, educadores e idealizadores do Programa Enter Jovem-Orientação Profissional, desenvolvido pelo Instituto Empreender. Os estudantes do Enter Jovem participarão do I Festival Empreender Cultura e do Encontro Latino Americano de Midiativismo, que acontecem na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cerca de 450 jovens serão levados pelo Instituto Empreender ao campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Urca, para o I Festival Empreender Cultura. O evento é uma iniciativa do Instituto Empreender, em parceria com a Associação Raízes da Tradição, que em 2013 deu início ao Programa Empreender Cultura e passou a realizar ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural, promovendo o acesso a informações e recursos para a geração de emprego e renda por meio da economia criativa e visitações a centros culturais do Rio de Janeiro.

Durante o Festival, os alunos do Programa Enter Jovem participarão das oficinas de mídias criativas e assistirão à peça “O Recital da Volta”, que é uma obra teatral em construção encenada por Ana Paula Jones, atriz e diretora da Associação Raízes da Tradição. Outro evento programado para a tarde cultural é o I Desfile “Moda Trabalho”, protagonizado por alunos dos programas do Empreender voltados a qualificação para o mercado de trabalho, o Enter Jovem – Orientação Profissional e Empreender Inclusão que é direcionado para pessoas com deficiência.

Dentro da agenda do Festival acontece também a certificação dos alunos do Enter Jovem, que contará com a participação de representantes da Chevron-Brasil, empresa financiadora do programa no estado do Rio de Janeiro, alguns colaboradores como Fiotec e instituições parceira como o Instituto Benjamin Constant – IBC e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Audição de Niterói – APADA. A cerimônia de certificação é um marco para alunos, educadores, empresas parceiras e instituições, pois representa o reconhecimento do trabalho de orientação profissional concluído com êxito junto aos estudantes.

O Festival acontece junto ao Encontro Latino Americano de Midiativismo, realizado de 22 a 24 de novembro no Rio de Janeiro. O encontro reunirá midiativistas, coletivos, jornalistas, comunicadores, movimentos sociais, blogueiros, artistas, agentes culturais e desenvolvedores de tecnologia livre para debates sobre o cenário contemporâneo da comunicação. O evento conta com desconferências, oficinas, exibição de filmes/vídeos, apresentações, debates e atividades em construção sobre quatro eixos iniciais: Ativismo, Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas.

Sobre o Instituto Empreender

O Instituto Empreender é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O Instituto foi fundado em 2000 e atua em todo o país por meio de parcerias para o fortalecimento da sociedade civil organizada e para a inclusão social com ações voltadas para a qualificação sócio-profissional, educação para o trabalho, desenvolvimento sustentável, inclusão social, inserção de jovens no mercado de trabalho e a promoção da cultura.

Sobre o Programa Enter Jovem-Orientação Profissional

O Programa é executado pelo Instituto Empreender e financiado pela Chevron, em parceira com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde-Fiotec, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e governo do estado. Em 2013, o programa atendeu 600 jovens da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, qualificando e dando suporte para a inserção deles no mercado de trabalho.

Sobre Raízes da Tradição

A Associação Raízes da Tradição é um núcleo multidisciplinar que desde 1998 se debruça sobre a pesquisa, o mapeamento, o reconhecimento, o fomento, a circulação e a valorização das mais diversas manifestações das culturas populares brasileiras. Em especial, as produzidas por minorias com pouca ou nenhuma visibilidade, além da defesa e da disseminação das culturas e tradições dos povos indígenas (do Nordeste, principalmente), da performance e do Patrimônio Imaterial.