Certificação de estudantes do Enter Jovem movimenta campus da UFRJ e parceiros do programa prestigiam o evento.

Tairini de Souza, da turma inclusiva do Enter Jovem no Colégio Albert Sabin, interpreta Hino Nacional em libras.

Tairini de Souza, da turma inclusiva do Enter Jovem no Colégio Albert Sabin, interpreta Hino Nacional em libras.

Nem o sábado chuvoso ou a distância conseguiram tirar o brilho da tarde do dia 23 de novembro, quando jovens de regiões como Japeri, Itaboraí, Bangu, Campo Grande, Belford Roxo, entre outras localidades, acordaram cedo para chegarem ao campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Urca. Após meses de aula e muita dedicação, 450 estudantes da rede pública de ensino foram certificados pelo Programa Enter Jovem – Orientação Profissional 2013. O evento fez parte da programação do I Festival Empreender Cultura e contou ainda com a participação de representantes de instituições parceiras do programa no estado do Rio.

O longo caminho não impediu que alunos e alunas mostrassem o sorriso no rosto e a realização de mais uma conquista. Entre as atividades do dia, assistiram ao show cultural promovido pelos próprios estudantes com danças, teatro e até mesmo o Hino Nacional interpretado em libras pela aluna Tairini de Souza, da turma inclusiva do Enter Jovem no Colégio Albert Sabin.  Houve ainda a apresentação dos Projetos Culturais escritos para o edital do Festival Empreender Cultura e o Desfile Moda Trabalho, que além das dicas sobre como se vestir para diversos tipos de emprego, trouxe para a passarela a diversidade representada pelas alunas e alunos do Enter Jovem.

Turmas inclusivas da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição- APADA e do Colégio Estadual Albert Sabin receberam o prêmio Minha Turma é 10.

Turmas inclusivas da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição- APADA e do Colégio Estadual Albert Sabin receberam o prêmio Minha Turma é 10.

Após a entrega dos certificados, a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares, premiou os projetos culturais e também revelou a turma vencedora do Minha Turma é 10. Os projetos premiados foram: Musicalidade, de Gabriel Oliveira e Alex Silva, e Produção de Obra – Coleta Seletiva, do grupo de alunos e alunas do Colégio Estadual Vila Bela.

O Minha Turma é 10 foi entregue às turmas inclusivas da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição- APADA e do Colégio Estadual Albert Sabin. Essa premiação é destinada a turma com índice de frequência mais alto dentro do programa e devido ao empate deste ano ele foi entregue para as duas instituições.

Os sentimentos de realização, emoção e alegria estavam estampados não apenas no rosto dos estudantes, mas também no de parceiros que prestigiaram o evento. Entre elesMarcelo Reis, representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda– Setrab; Glaucia Maria Braga, representante da Secretaria Estadual de Educação – Seeduc e Lia Blower, gerente de comunicação e responsabilidade social da Chevron.“No caminho, vocês podem encontrar pedras, mas vocês deram um grande passo hoje! Um muito obrigado e palmas para vocês”, enfatizou emocionada Lia ao parabenizar a todos os alunos e alunas que concluíram a certificação.

No centro, a presidente do Empreender, Mariza Soares, com representantes de algumas instituições parceiras do programa como Chevron, Seeduc e Setrab.

No centro, a presidente do Empreender, Mariza Soares, com representantes de algumas instituições parceiras do programa como Chevron, Seeduc e Setrab.

A felicidade também foi compartilhada pela presidente do Empreender, que agradeceu o apoio de todos que contribuíram para a realização do Enter Jovem. “Agradeço a Chevron, Fiotec, Secretaria de Trabalho, Secretaria de Educação e todos os nossos parceiros por terem trabalhado ao lado do Empreender. Claro que jamais iria me esquecer de dizer muito obrigada aos pais dos alunos e alunas que acreditaram no nosso trabalho e apoiaram seus filhos e filhas e também aos educadores do Enter Jovem por toda essa dedicação e carinho com nossos estudantes” declarou Mariza Soares.

O Enter Jovem é um programa de qualificação profissional desenvolvido pelo Instituto Empreender,e no estado do Rio de Janeiro, é financiado pela Chevron, em parceira com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Governo do Estado.  Em 2013, o Programa qualificou jovens da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, e dá suporte para a inserção deles no mercado de trabalho.