Ser Voluntário: Quando a moeda de troca é o bem que se faz!

Você já se perguntou se tinha algo para oferecer para as causas sociais e continua sem encontrar resposta? Doar o seu tempo pode ser uma delas. O trabalho voluntário cresce cada vez mais no Brasil e algumas instituições oferecem até capacitação para aqueles que gostariam de apostar em ações solidárias. Porém, é importante ressaltar que ser voluntário requer comprometimento e responsabilidade com o projeto ou ação que se propõe a colaborar. Alguns profissionais optam ainda por oferecer seu trabalho por meio de suas áreas de expertise e assim ajudar em ações sem fins lucrativos.

José Mauro Duarte é administrador e participou como voluntário em um desfile de Moda Trabalho.

José Mauro Duarte é administrador e participou como voluntário em um desfile de Moda Trabalho.

José Mauro Duarte é administrador e, embora sempre tenha colaborado com causas solidárias, participou ativamente como voluntário em um desfile de Moda Trabalho, realizado pelo Instituto Empreender. O profissional fala entusiasmado sobre essa experiência; ele explica que ter doado parte de seu tempo para que o evento acontecesse foi sem dúvida gratificante. “Eu estava lá no Dia D” brinca o voluntário que, como ele mesmo destaca, podia ter feito doações materiais para a causa, mas optou por doar seu tempo e força tarefa.

Outro voluntário que adora ser parte de ações que promovem o bem é o gestor ambiental André Herzog de Almeida. O profissional enfatiza que o mais importante para quem almeja ser um voluntário é ter vontade de querer fazer uma diferença positiva, mesmo que pequena, em um mundo que precisa de mãos solidárias.

Além de contribuir com a sociedade, o voluntário pode aproveitar a oportunidade para treinar seu lado profissional em determinadas áreas de atuação e ainda abrir portas para o mundo do trabalho. José Mauro cita o desfile Moda Trabalho como um exemplo de evento no qual os voluntários tiveram a chance de praticar atividades como gerenciamento de projeto e execução de eventos. “O evento tinha espaço para maquiadores, cabeleireiros, modistas, organizadores de evento e muitas outras profissões para que as pessoas pudessem fazer o bem e ainda adquirir mais experiência para o mercado de trabalho” esclarece José Mauro.

Para André, rendeu uma oportunidade profissional. O jovem explica que foi contratado em seu atual emprego após atuar como voluntário no local. “Estou nessa empresa desde 2011 e comecei aqui como voluntário. Foi uma espécie de treinamento no qual eu fui capaz de mostrar meu desempenho como profissional”.  Ele acrescenta que o trabalho voluntário trouxe mais experiência para atuar em sua área dentro da empresa. “Sou voluntário em um projeto chamado Criança em Movimento, onde trabalho com as crianças a parte de educação ambiental, uma tarefa que proporcionou mais experiência para desempenhar minhas funções dentro do meu atual emprego” afirmou André.