Soluções para mobilidade urbana e políticas públicas são discutidas em São Paulo

Evento reuniu conferencistas de países latino-americanos que apresentaram práticas de sucesso como medidas a serem adotadas nas cidades brasileiras.

cidade e o jovem fechamentoA capital paulista recebeu entre os dias 11 e 20 de março a primeira conferência internacional “A Cidade e o Jovem – Contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações”, que teve o objetivo de debater com estudantes de algumas das principais universidades de São Paulo, junto a especialistas da área de arquitetura, práticas de mobilidade urbana e sustentabilidade para as cidades do futuro.

O evento foi criado e promovido pela Opção Brasil, Organização Não Governamental que busca promover a participação social dos jovens na sociedade. Patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e por um dos escritórios de arquitetura mais renomados do mundo, o Kahn, a conferência foi aberta na Universidade Mackenzie com a palestra de Alan Cobb, que abordou o caso Detroit Future City e como a cidade americana está se reerguendo após problemas com a crise econômica.

Temas de relevância mundial sobre o transporte público eficiente, práticas para ocupação dos espaços e sustentabilidade foram debatidos, como a revitalização de Puerto Madero, em Buenos Aires, transformação urbanística de Medellin e a implantação do TransMilênio em Bogotá, na Colômbia, tema de encerramento do evento.

Para o diretor presidente da ONG Opção Brasil, Daniel Vaz, “A Cidade e o Jovem” trouxe a oportunidade de trazer cases de sucesso para as capitais brasileiras. “Podemos nos espelhar nas medidas tomadas para revitalização de espaços, eficiência no transporte e políticas públicas aplicadas nas grandes metrópoles e usá-las no país, com o objetivo de mitigar os problemas urbanos encontrados nas ruas”, explicou.

Além de especialistas e profissionais da área, mais de 1 mil estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo das universidades Uninove, Fundação Santo André, Escola da Cidade, Belas Artes e FIAM-FAAM acompanharam as apresentações dos conferencistas e receberam certificados pela participação. O público também contou com oficinas e vivências em aldeias indígenas do povo guarani, visita ao patrimônio cultural de Paranapiacaba e oficinas de fotografia.

A organização do evento espera para 2015 trazer novos cases e conferencistas internacionais para abordar novos cases de importância para a sociedade a fim de construir cidades cada vez melhores.

Fonte: NA Comunicação e Opção Brasil