Futuro profissional: carreira pública ou privada?

Por redação Mundo Carreira

questionmark_infojovemNo começo da vida profissional, ao escolher qual profissão irá exercer durante tantos e tantos anos, uma dúvida sempre surge na cabeça das pessoas: carreira pública ou privada? Antes de escolher entre trabalhar em uma empresa da iniciativa privada ou em instituições públicas, é essencial que se conheça as principais vantagens e desvantagens de cada setor. Aqui, você irá acompanhar quais os caminhos a seguir dentro de cada área.

No campo do serviço público, a estabilidade no cargo é o principal atrativo e fator decisivo para mais de 10 milhões de brasileiros que se candidataram a milhares de vagas nas instituições públicas em todo o território nacional no ano de 2013. O trabalhador contratado por concurso só pode ser demitido se cometer infrações graves, como roubo. Outro ponto positivo é a média salarial inicial superior se comparada ao setor privado, ou seja, o início de carreira em serviços públicos é mais atrativo para quem busca uma remuneração elevada logo de início.

Porém, este cenário se altera com o passar dos anos. As possibilidades de crescimento no setor privado são maiores e, consequentemente, os salários oferecidos a gerentes ou presidentes de empresas são bem mais elevados do que aqueles praticados dentro do serviço público, entretanto, não há uma estabilidade garantida, como nos cargos públicos. O profissional é constantemente cobrado por resultados e a pressão aumenta conforme o crescimento dentro da empresa.

Os riscos são maiores no setor privado, mas os ganhos também são em caso de sucesso profissional. Em cargos públicos, o ganho inicial geralmente é mais elevado, há estabilidade no emprego, porém, não há oportunidades frequentes de mudança de atividades ou promoções, por exemplo. O que a pessoa deve analisar é o próprio perfil. Quem gosta de assumir riscos, que busca cargos superiores e com salários elevados, deve orientar-se ao setor privado. Já quem busca uma carreira mais sólida, tranquila no ponto de vista de estabilidade, deve procurar concursos públicos.

Qual caminho seguir?

Quem deseja seguir uma carreira dentro do serviço público brasileiro deve ficar atento aos concursos públicos. São provas discursivas ou objetivas, que avaliam a aptidão dos candidatos e selecionam aqueles que passarão para as fases seguintes do concurso ou mesmo aqueles que garantirão as vagas oferecidas. É um tipo de vestibular, ou seja, os melhores classificados na prova são também aqueles aprovados e que ficam com a(s) vaga(s).

A obrigatoriedade dos concursos trouxe para a administração pública a possibilidade de selecionar pessoas qualificadas e com os conhecimentos necessários ao exercício da futura atividade.

Já quem tem interesse em integrar empresas do setor privado, o caminho é totalmente diferente. A pessoa deve ficar atenta a oportunidades de trabalho, vagas abertas em empresas, estágios remunerados ou não, ou mesmo programas de trainee e deve demonstrar qualificação.

Cada carreira tem características próprias, vantagens e desvantagens e é importante conhecê-las antes de fazer sua escolha. Não há melhor ou pior, o que existem são perfis diferentes de pessoas e o que é vantagem para um, pode ser prejudicial para outro.