Intercâmbio Brasil-Portugal para estudantes de Engenharia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital de intercâmbio entre Portugal e o Brasil para estudantes de Engenharia. As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão de Transportes, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Biológica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Georecursos e Engenharia Física. Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

O objetivo do Programa “é o intercâmbio entre grupos de pesquisa, em que os pesquisadores elaborarão um projeto conjunto entre os dois países para concorrer às bolsas”, afirmou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago. Os benefícios concedidos pelo CNPq aos bolsistas brasileiros em Portugal constam de mensalidades, auxílio-instalação (para candidatos que ainda não se encontrem no exterior na data de concessão da bolsa), passagem aérea de ida e volta para o bolsista e primeiro dependente e seguro-saúde, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita. As bolsas poderão ter vigência de seis a doze meses, a ser definida pelo proponente.

As inscrições permanecem abertas até o dia 16 de outubro. Mais informações e o edital completo, acesse: http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2009/0729a.htm.