Bolsas de Doutorado na Alemanha

As bolsas serão concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para a realização do doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche na Alemanha, em todas as áreas de conhecimento, e implementadas a partir de abril de 2011.

O objetivo da parceria é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha.
O programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa.

Requisitos: Para inscrever-se no programa é necessário ter curso de mestrado concluído ou em fase conclusão até o final do 1º semestre de 2010, para doutorado integral, e estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, nos casos de doutorado-sanduíche ou duplo-doutorado.

Além disso, o candidato precisa ter comprovante de conhecimento do idioma inglês ou alemão, carta de aceitação do orientador alemão, projeto de pesquisa científica de qualidade e formalmente aceito pelo(s) orientador (es), além de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.
Outros requisitos exigidos pelas agências devem ser verificados nos sites: Capes e CNPq

Além da bolsa e do curso de alemão, outros benefícios concedidos são alojamento, seguro saúde, auxílio para cônjuge e filhos, passagens aéreas e auxílio-instalação.

Interessados devem encaminhar as propostas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, até o dia 5 de março.

É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário.

Uma via de todos os documentos (não encadernados) deverá ser enviada pelos Correios com data de postagem até o dia 4 de março para o escritório do DAAD: Rua Pres. Carlos de Campos 417, 22231-080 Rio de Janeiro – RJ

Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Confira o edital.