Reitores e Presidente da República discutem a gestão universitária

Aconteceu, na última terça-feira (19/7), o encontro entre os Reitores das Universidades Federais brasileiras e o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O cerne do debate foi a questão da autonomia na gestão universitária e a ampliação dos investimentos nos hospitais universitários do país. Esta é a oitava edição da reunião anual em que os Reitores e o Presidente se juntam para discutir soluções e apresentar melhorias para o ensino superior.

O professor Edward Madureira, Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), diz que está confiante com as discussões levantadas na reunião de hoje. Segundo ele, foi apresentada uma medida provisória que regulamenta a relação das fundações de apoio com as universidades com o objetivo de ampliar os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além dessa, outra medida provisória deve dar autonomia às universidades na contratação de funcionários técnicos administrativos.

Outro ponto importante em discussão foi o financiamento de R$ 100 milhões, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, que deverá trazer melhorias aos 46 hospitais universitários brasileiros e ajudar a solucionar os problemas mais emergentes, como pagamento de dívidas das unidades e deficiência na infra-estrutura. Estas medidas poderão ser implementadas ainda este ano.
Além do Presidente da República e dos reitores das Universidades Federais brasileiras, estavam presentes os Ministros da Educação, Fernando Haddad, de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Saúde, José Gomes Temporão.

Fonte