Aulões gratuitos vão ajudar feras do Enem

Imagem: ENEM

Estudantes pernambucanos (e de mais 12 estados, conferir abaixo) que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão assistir, no próximo sábado, 30, a um aulão gratuito em formato de videoconferência. Ele será exibido, ao vivo, em telessalas de várias partes do Estado, das 14h às 18h. A transmissão deverá ser acompanha por cerca de 1.500 pessoas, que poderão tirar dúvidas em tempo real. O encontro está sendo promovido pelo site isoladas.com, que será inaugurado no dia do aulão.

Os dez professores que participam do projeto atuam em cursos pré-vestibulares do Recife. No sábado, eles ficarão em um estúdio com suporte para transmissão via satélite e os alunos, por sua vez, estarão em telessalas. De acordo com o organizador do evento, Flávio Ferreira, a distância física não vai ser barreira para o aprendizado. “Os alunos serão acompanhados por tutores, que mediarão as perguntas feitas e respondidas em tempo real”, comentou Flávio Ferreira, ressaltando que um dos destaques desse novo formato de aulão será a interatividade.

“O projeto é um piloto, mas nós já estamos planejando realizar outros no ano que vem”, revelou o organizador. Segundo Flávio Ferreira, outro aulão via satélite está previsto para o segundo sábado de março de 2011. “A ideia é fazer um a cada dois meses, já vislumbrando o Enem 2012”, salientou.

O suporte para a exibição do aulão no próximo sábado será oferecido pela Rede Teleport em Pernambuco. A empresa vai disponibilizar o encontro para outros 12 Estados do Brasil. Cerca de 3.500 estudantes da Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Tocantins, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais poderão acompanhar as aulas interativas e em tempo real. Em alguns desses Estados, o aluno deverá ficar atento ao horário de verão.

Para Flávio Ferreira, que leciona a disciplina de química, a iniciativa é fruto da vontade de professores dispostos a contribuir de alguma forma com a sociedade. “Todos os envolvidos têm uma histórico de ensino em várias escolas e cursos do Estado. Nossa expectativa é ajudar os estudantes, oferecendo ensino de qualidade à população.”

Quem estiver interessado em participar do aulão por videoconferência deve realizar a inscrição ligando para os números disponíveis em cada polo de exibição (listados abaixo). Através dele é possível também encontrar endereços das telessalas em todo o Estado.

Em Pernambuco, confira:

  • COLÉGIO ALFA – Rua Corredor do Bispo, 90. Recife, 3428.5070
  • INSTITUTO BRASÍLIA – Rua Sargento Quintas Porto, 455, Jordão/Recife, 3341.6395
  • FACULDADE DE OLINDA – Rua do Bonfim, 37, 3429.5965
  • ESPAÇO CIÊNCIA – Olinda – 3428.5070
  • TAMAR INFORMÁTICA – Av. Dr. Belmiro Correia, nº 480, Camaragibe, 3458.7245
  • CETEC INFORMÁTICA – Av. Padre Rocha, 293 / Carpina (81) 3621.3435
  • ANEXO ASSOCIAÇÃO COMERCIAL – Rua Adalberto de Freitas, 174 / Pesqueira (87) 9634.8117
  • CENTRO DE EDUCAÇÃO DIMENSÃO – Rua Tenente Antônio Beco, 31 / Palmares (81) 3661.0925
  • COLÉGIO RIO BRANCO – Av. Pedro II / Arcoverde (87) 9634.8117
  • ASSOC. COM. E EMP. DE BELO JARDIM – Av. Siqueira Campos, – 02 – 1º Andar / Belo Jardim (81) 3772.3699
  • ASSOC. COM. E EMP. DE GRAVATÁ – Praça Pedro Joaquim de Souza, 25 – 1º andar / Gravatá (81) 3533.1464
  • CENTRO EDUCACIONAL ALCINDO AMADOR – Av. Inocêncio Lima, 347/374 / Custódia (87) 9634.8117.

Outra iniciativa

O cursinho Anglo fará no dia 3 de novembro uma aula especial sobre o conteúdo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que será transmitida ao vivo pela web às 15h. O evento é aberto ao público e não é preciso fazer inscrição antecipada para acessar o site

Quem estiver interessado em assistir à aula virtual poderá se conectar à página do Sistema Anglo de Ensino aqui na internet. O acesso é gratuito. O programa contará com a participação do coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento. Os internautas poderão interagir, enviando dúvidas que serão respondidas ao vivo. A tecnologia da TV Web Anglo permite que os participantes assistam aos programas em áudio e vídeo, tanto em banda larga, como em conexão discada.

Correção do Enem: nos dias 6 e 7 de novembro, após a prova, os professores do Anglo farão a correção ao vivo, que será disponibilizada via internet, na TV Web Anglo. Além das questões resolvidas, haverá comentários em vídeo.

Fonte: JC Online / Comunidade Exkola / Anglo Vestibulares