Seminário debate moradia para universitário

A criação de moradias para estudantes em Curitiba está sendo discutida nesta sexta-feira (5) no seminário “Internacionalização das Universidades e a demanda de Residências Universitárias da Cidade de Curitiba”.

O evento acontece na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e reúne representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prefeitura de Curitiba, Universidade Nacional de Rosário e Universidade de Buenos Aires, ambas da Argentina.

O secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, participou da abertura do evento, às 9 horas. “Muitos estudantes aqui da América Latina fazem intercâmbio e é preciso ofertar residências universitárias, que atendam o perfil sócio-econômico deles”, disse Jamur.

A criação de novas moradias para universitários depende de uma ação conjunta entre o poder público, as universidades e a sociedade, de acordo com o secretário. O assunto será debatido durante toda essa sexta-feira na Unilivre. Jamur explicou aos presentes que o programa “Novo Centro”, da Prefeitura, vem de encontro com a necessidade da criação de novas moradias para estudantes.

Somente na revitalização da rua Riachuelo a Prefeitura investiu R$ 800 mil para fazer a intervenção num trecho de oito quadras, entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro. Também houve a revitalização do Paço Municipal dentro do programa “Centro Vivo”, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP).

“Fizemos uma legislação para incentivar a ocupação dos imóveis para moradias e prestação de serviços na área da Riachuelo e do entorno. Ali existem vários imóveis que são subutilizados”, disse Jamur. O secretário do Governo também explicou que há descontos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para incentivar o uso de imóveis na região central da cidade.

“Com a melhor ocupação desses imóveis vai aumentar a frequência de pessoas circulando pelo Centro. Esses incentivos vêm de encontro com a discussão que estamos tendo hoje sobre a importância de aumentar as residências para estudantes de outros países que fazem intercâmbio aqui em Curitiba”, definiu Jamur.

O reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, afirmou que esse debate é fundamental para a cidade. “Estamos contentes com o alinhamento da Prefeitura, com o programa Novo Centro. Agora é o momento de mais empresários investirem em moradias para estudantes. Nos próximos cinco, dez anos vão ter grandes demandas em Curitiba para novas residências para abrigar estudantes”, disse o reitor.

Fonte