Jovens se dividem entre vestibular e Enem para entrar na universidade

 

Começaram no último domingo(16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem como objetivo selecionar as notas de quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e servir como opção de ingresso em universidades federais e estaduais. Porém, mesmo com esse tipo de seleção ganhando força, muitos jovens também tentam o tradicional vestibular para garantir uma vaga.

O Enem através do Sisu oferece 6.470 vagas em universidades do Mato Grosso do Sul e as inscrições podem ser feitas até terça-feira (18). Mesmo assim, no último domingo (16) mais de 13 mil candidatos fizeram o vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que está com 1465 vagas abertas.

É a quinta vez que Bruna Rafaela Gomes, 19 anos, presta vestibular pra Administração de Empresas em universidades federais. Ela diz que ainda não olhou a sua nota no Enem e acredita que não foi bem por que a prova é muito cansativa, mas está confiante no vestibular da UFGD.

“Eu sempre tento uma vaga em universidades do interior, pois acho que tem menos concorrência. Dessa vez eu acredito que consigo”, destaca Bruna.

Já Luiza Gabriela Cantero Taleno, 16 anos, é a primeira vez que presta vestibular. Ela terminou o Ensino Médio em 2010 e quer cursar Medicina em uma universidade federal. “A gente sempre espera conseguir uma vaga, apesar de ser meu primeiro vestibular”, diz confiante Luiza, que mesmo se não conseguir entrar na universidade federal, vai cursar enfermagem em uma particular, até conseguir passar para Medicina.

 

Experiência

Milena Moraes Lima, de 15anos, fez o Enem e o vestibular para treinar, pois em 2011 ainda irá cursar o 3º ano do Ensino Médio. Ela diz que achou o vestibular mais fácil e o Enem mais cansativo, mas fez as provas para poder se preparar melhor para o próximo ano, quando fizer vestibular para Medicina.

 

Resultados

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) irá divulgar o resultado dos aprovados no dia 22 de janeiro. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lançou na segunda-feira (17) o gabarito preliminar e promete o resultado final, em 15 de fevereiro.

 

Fonte