Venezuela: jovens latino-americanos defendem uma Pátria Grande

Venezuela: jovens latino-americanos defendem uma Pátria Grande

Venezuela: jovens latino-americanos defendem uma Pátria Grande

Caracas, 30 jun (Prensa Latina) Jovens de numerosos países latino-americanos e caribenhos respaldaram na Venezuela a união política, social, econômica e cultural como mecanismo para promover a completa independência regional.

  Reunidos no ato de encerramento do Encontro Latino-americano e Caribenho de Jovens pela Paz e Soberania, que sessionou desde a terça-feira no capitalino hotel Alba Caracas, os delegados anunciaram os resultados dos debates realizados em três mesas técnicas.

A educação, o multilateralismo como via para a solução pacífica de controvérsias e o papel da juventude em processos como a Aliança Bolivariana para Nossos Povos da América (ALBA) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), próxima de nascer oficialmente, foram temas da agenda.

Durante o fechamento da reunião foi lida a Declaração de Caracas: “Juventude Bicentenária pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos”, documento final da reunião na qual participaram 75 delegados de 26 estados.

Apoio incondicional à luta pelo direito de Porto Rico à autodeterminação e da Argentina sobre as Ilhas Malvinas são alguns dos tópicos expostos no documento.

O texto inclui um pedido imediato de fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba e pela libertação dos cinco cubanos antiterroristas presos injustamente em cárceres desse país.

A declaração foi entregue a Rodrigo Cabezas, presidente do Grupo Venezuela do Parlamento Latino-americano (Parlatino) e membro da direção nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), bem como aos deputados Marelis Pérez e Calixto Ortega, presentes no ato.

A ideia é transmitir ao Parlatino, ao PSUV e ao presidente Hugo Chávez as inquietudes e propostas recolhidas durante o diálogo com objetivo de colaborar na criação e funcionamento da Celac.

Segundo declarou à Prensa Latina, Ángel Pérez, representante de Porto Rico, uma demonstração da importância histórica deste momento é o fato de que jovens de tantos lugares tenham se reunido em Caracas para analisar temas vinculados ao desenvolvimento desse setor e à unidade regional.

Pérez afirmou que como resultado do encontro se decidiu pedir à Celac a presença de seu país, em um primeiro momento, ao menos em qualidade de observador.

Argentina, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela foram os estados latino-americanos presentes ao encontro.

Pelo Caribe assistiram Barbados, Dominica, Guiana, Granada, Haiti, Jamaica, San Vicente e las Granadinas, Santa Luzia, Suriname e Trinidad e Tobago.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=302020&Itemid=1