Universidade das Culturas ganha força e movimento

Na segunda-feira, 4/3,  aconteceu o último dos quatro dias do Encontro da Universidade das Culturas no Rio de Janeiro.  Foram muitos de diálogos, ideias e articulações sobre mídia livre, ativismo, novas metodologias de formação livre,  mapeamento georeferenciado de iniciativas criativas de formação, sustentabilidade e comunicação.

Encontro da Unicult realizado em março (Foto:Fora do Eixo)

Encontro da Unicult realizado em março (Foto:Fora do Eixo)

A 1a sede-escritório-campus da Unicult fica no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Mais do que espaço físico, a universidade possui calendário com campus de conhecimento e percursos em vários estados brasileiros, alguns países da América Latina e em Cabo Verde.

Como entendemos a Unicult

Processo em andamento há pelo menos dois anos, o nascimento da Universidade das Culturas é a construção de uma alternativa educacional livre que compreenda todo o conhecimento da sociedade. Trata-se da legitimação e valorização do saber popular e coletivo que sempre foi oprimido pela academia e pelos valores das classes e culturas dominantes.

Grupo que participou de um dos dias do encontro (Foto: Fora do Eixo)

Grupo que participou de um dos dias do encontro (Foto: Fora do Eixo)

Quer mais?

Nos próximos dias, as Páginas da Unicult no FB  e na rede entrarão no ar!  Nesse espaço, além de todas as informações sobre a universidade, você poderá inscrever o percurso/vivência proposto por você ou sua organização. Esse também será o caminho para participar dos cursos, oficinas, aulas, vivências e experiências dessa nova (e livre!) universidade.

com informações, imagens e “gás” do Fora do EixoEspocc, Participatório da Juventude, UNE, Docentes, Discentes e muitas outras organizações, coletivos e indivíduos