Uma porta para o passado!

Exposição “Porto do Rio - Caminhos e Memórias” está aberta ao público até o dia 30 de dezembro.

Exposição “Porto do Rio – Caminhos e Memórias” está aberta ao público até o dia 30 de dezembro.

A exposição “Porto do Rio – Caminhos e Memórias” abriu suas portas no último dia 12 de novembro, com vernissage especial para convidados. O evento reuniu historiadores, pesquisadores, artistas locais e alguns olhares curiosos e deslumbrados com a beleza do espaço que resgatou o passado em recortes temáticos que constituem as diversas histórias da região central, matriz da cidade e ponto de partida de sua expansão para o interior das terras que circundam a Guanabara. A exposição está aberta ao público até 30 de dezembro, no Espaço GOMA – Senador Pompeu, 86, Centro do Rio.

A filósofa Sonia Mattos visitou a exposição e identificou vários pontos em comum entre a exibição e o projeto idealizado e coordenado por ela – Porto de Memórias. “A história é uma só, contada de diferentes formas. É a história do porto sendo redescoberta de muitas maneiras”, destaca Sonia. O “Porto de Memórias” é um projeto cultural de cunho social que reflete e poeticamente reinterpreta de forma contemporânea episódios históricos da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Para o historiador Douglas Scalambrini, que também esteve presente na exposição, tudo está muito bem contextualizado com os períodos históricos pelos quais o Brasil passou. O professor de história ressalta a forma didática como a exposição está construída e a oportunidade de com isso “ensinar” história fora da sala de aula. “O aluno precisa viver o conhecimento e são ações como esta que permitem essa experiência. Aqui ele também descobre que aprender é muito bom”, explica Douglas que compareceu a Vernissage guiando um grupo de estudantes.

Entre os monitores da exposição, a jovem Roane Carolina Figueiredo fala sobre seu entusiasmo e alegria em ser uma das colaboradoras contratadas para o evento. “No meio de tantos outros eu fui selecionada. Eu pretendo cursar faculdade de História ou História da Arte e ainda não estou acreditando nessa oportunidade de trabalhar com aquilo que eu gosto” fala empolgada.

Roane é aluna do projeto Enter Jovem – Orientação Profissional, que foca na qualificação socioprofissional de jovens e a inserção deles no mercado de trabalho. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Empreender com o patrocínio da Chevron

Fundadora da Associação Raízes da Tradição, Ana Paula Jones, e a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares.

Fundadora da Associação Raízes da Tradição, Ana Paula Jones, e a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares.

Realizada pelas instituições Instituto Empreender, Associação Raízes da Tradição e Imagine – Arte, Cultura e Paz, a exposição foi contemplada pelo edital Porto Maravilha Cultural. As visitas individuais ou em grupo podem ser agendadas pela fan page da exposição fb.com/expoportodorio.

“É incrível poder conhecer um pouco do Rio de Janeiro por meio de uma exposição que apresenta, de forma lúdica, a história da região portuária e consequente a nossa história, a história do nosso povo, além disto, com esta exposição as instituições contribuem para que os alunos da rede pública tenham acesso a mais este espaço de conhecimento”, conclui a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares.

Sobre a exposição

A exposição é equipada de cinco paineis, com estética de quadrinhos, que traçam um panorama histórico da região. O público identificará as mudanças estruturais da cidade desde sua fundação até o seu estabelecimento atual, atravessado por grandes reformas urbanas e os desafios do equilíbrio entre natureza e urbe.

Por meio do material audiovisual exposto, o visitante acompanhará o percurso de um personagem andarilho que vagueia pelo centro do Rio provocando, pelo seu olhar, a emergência das histórias que permeiam os lugares. No mapa interativo é a vez do visitante traçar percursos temáticos explorados pelos educadores através do resgate do imaginário coletivo.

A sessão Histórias de Brinquedo reflete sobre a memória material, impulsionada pelas recentes descobertas arqueológicas na região. A instalação recorre a histórias que poderiam ser atribuídas a esses objetos encontrados, trazendo a ideia da mitologia da matéria, transmitida de geração em geração. Será desenvolvido um trabalho de questionamento reflexivo sobre as verdades históricas a que estamos expostos durante a vida.

Trata-se de uma exposição educativa e interativa que destaca pontos territoriais, instituições e personagens importantes na construção das regências socioculturais envolvidas, sejam eles reconhecidos ou anônimos. Diante de visíveis transformações pelas quais a cidade está passando, a exposição trará um panorama histórico que contempla desde a poética fantástica de sua geomorfologia até os grandes projetos urbanísticos do século XX e o atual momento da zona portuária.