UNESCO da América Latina discute estratégias para juventude

foto trab

Em  novembro  deste ano foi realizada no Rio de Janeiro a Consulta Regional sobre a Estratégia de Juventude da UNESCO para a América Latina no próximo biênio 2010/2011.

Para esta consulta participaram especialistas nacionais e internacionais da UNESCO e do governo brasileiro (da Secretaria Nacional de Juventude), autoridades e representantes de entidades juvenis, da sociedade civil e do setor privado, da América Latina e do Caribe.

Além de apresentar a estratégia global da UNESCO para políticas de juventude na região, o vento procurou discuti-la alguns pontos em profundidade. Como resultado surgiu um documento final, que será utilizado pela Organização considerando as diversas e específicas demandas e necessidades da região latinoamericana.

O evento começou com uma apresentação sobre a estratégia geral para juventude da UNESCO pelo Conselheiro Regional de Ciências Sociais e Humanas para a América Latina e Caribe, Julio Carranza Valdés. À tarde, a Coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, falou sobre os resultados do projeto de juventude implementado pela UNESCO na região.

No dia seguinte o comitê visitou o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, no morro do Cantagalo em Copacabana, que oferece um centro de atenção em tempo integral para mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens. O comitê assistiu a uma apresentação cultural e logo depois visitou a unidade para conhecer as atividades que estavam sendo desenvolvidas.

Além da equipe de especialistas estiveram presentes representantes de diversos países latinos americanos, entre eles Costa Rica, Equador, Uruguai, Argentina e Guatemala.